TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mesa Brasil

Monografias: Mesa Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  4.855 Palavras (20 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GESTÃO LOGÍSTICA DOS PRODUTOS DO PROGRAMA DE COLHEITA URBANA

Apresentado como requisito de avaliação do 2º Semestre do Curso de Tecnólogo em Logística do Centro Universitário UNA para aprovação em Projeto Aplicado.

Professor Orientador: Paulo Jacome

Belo Horizonte

2013

Sumário

1. RESUMO 3

2. INTRODUÇÃO 4

2.1 JUSTIFICATIVA 4

2.2 PROBLEMA 6

3. OBJETIVOS 6

3.1 OBJETIVOS GERAIS 6

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 6

4. FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 6

4.1 ARMAZENAGEM 8

4.2 EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAGEM 10

4.3 LAYOUT 11

4.4 MOVIMENTAÇÃO 12

5. PROCESSO DE ARMAZENAGEM DA EMPRESA MESA BRASIL 14

6. METODOLOGIA 14

7. ANÁLISE DE RESULTADOS 15

8. CONCLUSÃO 17

9. REFERÊNCIAS 19

Belo Horizonte

2013

1. RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar a gestão da armazenagem e movimentação de produtos alimentícios em um programa de coleta urbana – Mesa Brasil SESC. O Mesa Brasil SESC é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes apropriados para consumo e fora dos padrões de comercialização. A pesquisa foi baseada em um estudo de caso e pesquisa bibliográfica, objetivando um maior domínio sobre a temática do artigo para efeitos de comparação com a prática. Verificou-se que os parceiros não possuem uma gestão adequada da armazenagem e movimentação, sendo necessária a utilização de algumas ferramentas para uma melhor gestão e organização dos produtos, tendo como foco a diminuição do desperdício.

Palavras-Chave: Armazenagem, Movimentação, Distribuição de Alimentos e Sustentabilidade.

Este estudo buscará relacionar os conceitos teóricos de Armazenagem com a prática operacional do Programa Mesa Brasil.

Com relação aos procedimentos técnicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, objetivando um maior domínio sobre a temática apresentada nesse artigo. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica e documental constitui uma inigualável técnica para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica de conhecimento e o treinamento cientifico. Utilizando-se como fonte: livros, dissertação, artigos, material impresso, redes eletrônicas, e o Estudo de Caso, dando grande suporte para a elaboração do mesmo, pois serão apresentadas propostas de melhorias na Gestão de Armazenagem que atendam às necessidades da empresa em estudo.

O método utilizado para compreensão e caracterização do assunto é o estudo de caso, que foi realizado com a colaboração direta dos Gestores do Programa. Conforme Révillion (2003), o estudo de caso examina um fenômeno em seu ambiente natural, pela aplicação de diversos métodos de coleta de dados, visando obter informações de uma ou mais entidades.

2. INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende mostrar, baseado na teoria, como a má gestão da armazenagem e movimentação de materiais pode ser prejudicial para a empresa. Usando como exemplo a empresa Mesa Brasil e os seus parceiros, será analisada a padronização do layout e obtenção de melhores condições de estoque e armazenagem, as condições de produtos perecíveis que ficam em estoque, mantendo sua integridade até o cliente final, controle de entrada e saída de mercadoria como um método de minimização de prejuízos, avaliar as condições de estocagem, a fim de melhorar o processo seletivo dentro da instituição e propor uma estrutura de acordo com as normas exigidas.

2.1 JUSTIFICATIVA

Todos os anos, 7 milhões de toneladas de frutas e quase 6 milhões de toneladas de hortaliças produzidas no Brasil se perdem no caminho entre o campo e o consumidor final. Os dados são do setor de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e refletem um problema de escala planetária.

Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), um terço dos alimentos produzidos no mundo vão para o lixo – um total de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Se aproveitados, seriam suficientes para alimentar 870 milhões de pessoas (o número de pessoas que passam fome no mundo é de cerca de um bilhão de pessoas). Ao mesmo tempo em que a comida que se perde faz falta no prato de muitos – uma em cada oito pessoas passa fome no planeta – o desperdício contribui para agravar outro tipo de problema: a produção de lixo urbano.

O Brasil produz cerca de 140 milhões de toneladas de alimentos por ano e é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo, ao mesmo tempo em que tem milhões de excluídos sem acesso ao alimento. Para reverter esse quadro de insegurança alimentar e nutricional, políticas sociais e econômicas precisam ser adotadas. Os dados do Programa Fome Zero indicam que entre 1995 e 1999 houve uma elevação dos níveis de vulnerabilidade à fome, em especial nas regiões metropolitanas do país. Para contornar essa grave situação de desperdício e contribuir para o combate à fome, experiências recentes com Bancos de Alimentos vêm sendo desenvolvidas com sucesso em algumas localidades do Brasil.

“O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que tem como objetivo arrecadar alimentos, por meio de articulação do maior número possível de unidades de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos, visando o recebimento de doações de alimentos fora dos padrões de comercialização, mas sem nenhuma restrição de caráter sanitário (produtos inadequados para a comercialização, mas próprios para consumo humano). Após feita a seleção, classificação, processamento ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com