TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Pesquisar

Trabalho Universitário: Metodo De Pesquisar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

O aprimoramento do pesquisador no desempenho de tarefas como a de o que conhecer para pesquisar, como conhecer, por que conhecer; a utilidade da pesquisa para um público e área-alvo ou pretendido e como difundir as informações básicas para um novo conhecimento (solução do problema) de forma sistematizada e que possibilite a rápida integração a outras de informações, são fatores da garantia de sobrevivência de qualquer instituição de pesquisa. ou Programa de Pós Graduação

O auxílio que pretendemos fornecer, surgiu da necessidade dos profissionais que se iniciam na pesquisa, e é consistente com a ênfase que se vem dando ao planejamento estratégico e à gestão integrada da pesquisa, buscando a qualidade total de processos e produtos.

Existem diferenças entre os resultados publicados e os processos que levam a esses resultados; sendo que algumas decisões importantes tomadas durante uma pesquisa e que podem afetar os resultados de difusão e adoção de tecnologias não são publicadas ao final do processo. Portanto, a habilidade para resolver dificuldades rotineiras durante a pesquisa devem ter alguma referência. Em geral, essa referência não é encontrada, de forma integrada, em manuais e livros texto. Um dos objetivos desta série de tutoriais é ajudar ao pesquisador júnior a desenvolver essa habilidade.

Pretende-se também incentivar às motivações para a pesquisa. Tais motivações se destinam, no longo prazo, a procurar respostas eficientes e eficazes a novos problemas..

A curto prazo, essas motivações à pesquisa relacionam-se com o aprimoramento do processo de divulgação das informações geradas na investigação, entre outros aspectos. Parte desse aprimoramento está na facilidade com que editores e sistemas de informações possam tratar com o documento elaborado pelo pesquisador de forma criteriosa e sistemática.

A qualidade da informação e a adequação do tratamento baseado no conhecimento da realidade, na metodologia de pesquisa e na informação científica aplicada à pesquisa para gerar a solução, entre outros aspectos, relacionam-se, também , com essas motivações. É importante frisar que os diversos problemas que surgem no processo de investigação, alguns com efeitos de fracasso, frustração e dúvidas que podem variar de caso a caso, não devem desencorajar o pesquisado júnior. Essas experiências definem a única “fórmula” de pesquisa.

Como corolário, as motivações para pesquisa serão maiores se o pesquisador for eficiente e eficaz na divulgação dos resultados da investigação, incorporando-os às redes como a internet.

É também um objetivo da série de tutoriais auxiliar os pesquisadores na solução de um dos problemas enfrentados na edição de trabalhos técnicos e científicos: a falta, pouca ou inadequada normalização e sistematização dessa apresentação, que poderá comprometer a qualidade da pesquisa, dificultando a comunicação, tratamento (catalogação, indexação etc.) e recuperação da informação no fluxo de complexos e interoperativos sistemas de dados e informações.

A pesquisa técnica e científica constitui o caminho para que se possa caracterizar e conhecer as realizações do passado e interpretar o presente (ciência positiva para o diagnóstico de cenários), bem como meio para se transformar e projetar ou antecipar ações e estratégias do presente para o futuro (ciência normativa para a formulação de cenários prospectivos no planejamento estratégico).

Dessa forma, pode-se entender que a pesquisa constitui algo mais que o levantamento e descrição de características e comportamentos de agentes e processos (com o problema) em determinados cenários, ao procurar descer ao entendimento de fatos e de circunstâncias características desses ambientes e dos produtos e processos objeto de pesquisa.

Todas as ações da pesquisa, integradas e orientadas (um processo dinâmico) para um objetivo bem claro, específico e útil à sociedade, definem a construção do conhecimento original, de acordo com certas exigências científicas.

O processo de pesquisa constitui o estudo aprofundado de determinado problema exeqüível de solução pela pesquisa e relevante para a sociedade ou para certa clientela-alvo expressiva da mesma, ou ainda para um setor importante.

O problema de/para pesquisa deve ser caracterizado de maneira clara, objetiva e definida ou específica em sua natureza, bem como nas inter-relações de seus elementos componentes com outros fenômenos e o entorno, com a utilização de apropriadas técnicas e métodos científicos.

Nesta conceituação do problema de pesquisa, os métodos científicos e as técnicas são representados por um conjunto de procedimentos ordenados (estruturados) e passíveis de comprovação que permitem inferências e conclusões de interesse para o sujeito da pesquisa.

Em termos gerais, a metodologia de pesquisa requer que certas condições básicas sejam satisfeitas. Essa satisfação às condições do objeto de pesquisa define, em parte, o problema que motivou a elaboração desta série de tutoriais: técnicas, métodos e modelos de coleta, síntese e análise de dados foram elaborados com base em determinadas pressuposições que, por vezes, não se aplicam às condições do problema de pesquisa.

Na parte formal e conceitual de definição metodológica de pesquisa, o pesquisador poderá ser orientado por critérios e condições apresentadas, de maneira sintética, a seguir.

a) A primeira condição que deve ser satisfeita é quanto à clareza, adequada e definida caracterização do problema e/ou do(s) objeto(s) da pesquisa, além do domínio dos conceitos básicos da teoria e ciência (atuação disciplinar), sobre os quais o pesquisador fundamenta sua atividade de investigação. Esta condição se estende à apropriada aplicação e adequação de conceitos teóricos e científicos convenientes para cada conjunto de situações ou cenário da pesquisa.

Com relação a esta primeira condição, o documento visa orientar o pesquisador e alertá-lo sobre as pressuposições teóricas que fundamentam métodos, modelos e técnicas de síntese, análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com