TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Willis

Artigos Científicos: Metodo De Willis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  4.985 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Método de Willis, denominado também de Flutuação em Solução Saturada de Cloreto de Sódio é uma Técnica de Concentração, na categoria de Flutuação. Figura-se entre os procedimentos de rotina, como parte de um exame completo de fezes, para a pesquisa de parasitos e o diagnóstico de um pequeno número de organismos que foram omitidos, quando foi usado somente o exame direto a fresco. Esse Método fundamenta-se no princípio da diferença de densidade específica entre os ovos dos helmintos, cistos e oocistos de protozoários e material fecal, a fim de que esses organismos flutuem na superfície dos reagentes com densidade específica.

É um método de grande eficiência, e por conta da purificação facilita a observação ao microscópio. Pode ser utilizado para observar qualquer estrutura pouco densa, podendo-se fazer modificações no método de forma a deixar a solução mais ou menos densa, para que ele se torne mais específico ou abrangente.

Essa técnica se baseia na propriedade que alguns ovos de helmintos apresentam de flutuarem na superfície de uma solução de densidade elevada e de aderirem ao vidro. Este procedimento é específico para a pesquisa de ovos de Ancilostomídeos.

Amostra

Fezes frescas ou formolizadas (solução tamponada de formaldeído a 5% e/ou 10% ou solução de formaldeído não tamponada).

Indicação

Ovos de ancilostomídeos e Trichostrongylus orientalis.

Os trofozoítos e os ovos operculados não são isolados através dessa técnica. O Método de Willis não é recomendado para os ovos pesados de trematódeos, ovos de E. vermicularis e ovos inférteis de A. lumbricóides. Os cistos de protozoários se retraem, ficando irreconhecíveis.

Método

1- Colocar fezes frescas, aproximadamente de 1 a 2 gramas (de varias partes do bolo fecal) em um Becker de 20 ml.

2- Completar com ¼ de solução saturada de Na Cl.

3- Homogeneizar

4- Completar os ¾ de volume

5- Colocar a lamínula sobre a boca do Becker (20 minutos)

6- Remover a lamínula

Material utilizado

Luvas descartáveis

Fezes formadas

Becker de 20 ml

Pipeta Pasteur

Lâmina

Lamínula

Cloreto de Sódio Saturado

Lugol

Procedimentos

Transferiu-se do Becker de 20mL um pouco de solução de cloreto de sódio saturada, até que alcançasse aproximadamente 0,5cm da base. Em seguida, com o auxílio de uma palheta de madeira, homogeneizou-se cerca de 2 gramas de fezes formadas nesta solução. Quando foi obtida a solução homogênea, completou-se o volume do pote com mais solução de cloreto de sódio até bem próximo a sua abertura.

Posicionou-se uma lâmina de microscópio sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com