TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Quantivos

Artigo: Metodo Quantivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

A) ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS

ESTATÍSTICA: A estatística é a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização deles na tomada de decisões. É objetivo da estatística: extrair informação de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Para melhor compreendermos os propósitos da Estatística, é necessário conhecermos as algumas definições básicas:

Estatística Descritiva: Os objetivos da estatística descritiva envolvem coleta, organização e descrição de um conjunto de dados quantitativos ou qualitativos. Com a construção de gráficos, tabelas e com o cálculo de medidas com base em uma coleção de dados numéricos, poderemos compreender melhor o comportamento da variável expressa na amostra estudada.

População: É a totalidade dos elementos, objetos ou pessoas que estão sendo considerados inicialmente.

Amostra: É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Uma amostra tem que representar e ter as mesmas características da população original, portanto, a amostra só traz informação sobre a população da qual foi retirada. Em outras palavras, a amostra é parte da população que é selecionada para análise. A preocupação central é que a amostra seja representativa da população inicial.

Atributos: Quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.

Variável: É uma condição ou característica das unidades da população. Por exemplo, a idade das pessoas residentes no Brasil, ou a classe social são variáveis. As variáveis são classificadas em dois tipos: Qualitativas e Quantitativas.

Variáveis qualitativas ou por atributos: Quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas. Seus valores são expressos por atributos: São exemplos de variáveis qualitativas: sexo, cor da pele, cidade de nascimento, tipo sanguíneo (O, A, B, AB), etc. Estas variáveis são classificadas em dois tipos:

Nominal (exemplo: gênero - masculino e feminino);

Ordinal (exemplo: classe social: A, B, C, D, E).

Variáveis quantitativas ou numéricas: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica. São exemplos de variáveis quantitativas: idade, estatura, taxa de colesterol, etc. As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos:

Variável Discreta: A variável discreta só pode assumir apenas valores inteiros. São exemplos de variáveis discretas: número de filhos (0, 1, 2, 3, etc.), número de estudantes em uma sala de aula, etc.

Variável Contínua: A variável contínua pode assumir qualquer valor num dado intervalo. Exemplo de variável contínua: peso de uma pessoa (60,50 Kg).

Dados Brutos: É uma tabela ou relação de elementos que não foram numericamente organizados. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com