TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Exames: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 9

• Pergunta 1

0,8 em 0,8 pontos

Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise.

*GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009.

Acredita-se, [...] que o modelo aqui adotado possa servir como parâmetro de estudos em organizações de outra natureza (universidade, hospitais, etc.) e não menos importantes existentes na comunidade local e que representam grande parte da oferta de emprego de mão-de-obra.

É correto afirmar que o texto em destaque contém:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

As justificativas da pesquisa.

Resposta Correta: c.

As justificativas da pesquisa.

Feedback da resposta: O texto apresentado contem as “justificativas da pesquisa”, pela sua análise perceberá que ele contem as razões em defesa do estudo realizado, as contribuições que o trabalho poderá trazer.

• Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

A definição de uma pesquisa abrange as justificativas, o problema e os objetivos. O problema significa a questão para qual se vai buscar respostas pela pesquisa, assim, formular o problema consiste em aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa.

Um professor orientador de TCC recebeu de seus alunos as propostas abaixo relacionadas como problema para as suas pesquisas. Dentre as propostas apresentadas, qual pode ser considerada adequada.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

É possível os funcionários se comprometem mais com a empresa na qual trabalha do que os empresários?

Resposta Correta: e.

A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?

Feedback da resposta: Um problema de pesquisa está bem formulado quando, bem delimitado através de uma pergunta pertinente, especifica com clareza as diversas dúvidas e estabelece relações entre variáveis. Assim, dentre as propostas apresentadas a mais adequada é: “A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?”

• Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Em uma pesquisa científica, a partir das informações (dados) coletadas se faz a interpretação do fenômeno que a elas se referem, ou seja, se estabelece a relação entre um referencial teórico e a realidade retratada pelos dados e fatos colhidos ou levantados. É este o papel da fundamentação teórica (da revisão da literatura ou quadro teórico) em uma pesquisa. Assim, é correto afirmar que desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho corresponde a

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Organizar e analisar os dados obtidos na coleta de dados desenvolvida na pesquisa de campo.

Resposta Correta: a.

Fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.

Feedback da resposta: Ninguém investiga o que não conhece e a forma mais eficaz de se obter conhecimento é através da fundamentação teórica que tem como objetivo fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. Esta é a alternativa correta.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Em uma pesquisa na qual os seus autores* tinham como objetivo “verificar o grau de dependência e compreensão entre o corpo clínico e o corpo administrativo de hospitais públicos e filantrópicos, acerca de questões envolvendo a abordagem da contabilidade de custos hospitalares” definiram da seguinte maneira a pesquisa de campo:

“O interesse fundamental é verificar se os grupos identificados como clínicos e administrativos tem percepções significativamente diferentes, em torno das mesmas questões envolvendo custos hospitalares. A partir de um questionário contendo quinze (15) perguntas que abordam a aplicação de custos nas entidades hospitalares, pretende-se construir uma matriz com as frequências obtidas, a partir de respostas distribuídas nos seguintes graus de concordância: concordo e não concordo.”

Os “[...] questionários, aplicados a 10 médicos e 10 servidores administrativos de um hospital filantrópico [...]”

*FRAGOSO, Adriana e RIBEIRO FILHO, José Francisco. Contabilidade de custos em entidades hospitalares. Disponível em: . Acesso em: 11/02/2010.

Com base nas informações contidas no texto acima pode-se afirmar que a população definida para a pesquisa foi:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Corpo clínico e administrativo de hospitais públicos e filantrópicos.

Resposta Correta: c.

Corpo clínico e administrativo de hospitais públicos e filantrópicos.

Feedback da resposta: A população de uma pesquisa se refere ao universo sobre o qual a pesquisa será desenvolvida, no caso o corpo clínico e administrativo de hospitais públicos e filantrópicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com