TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Seminário: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

3 Metodologia

Maria Margarida de Andrade nos dá uma definição interessante, e importante, sobre o que é Metodologia. “Quando o homem começou a interrogar-se a respeito dos fatos do mundo exterior, na cultura e na natureza, surgiu a necessidade de uma metodologia da pesquisa científica. Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento.”

O filósofo francês, René Descartes, coloca a ideia de que, através da ideia fundamental, é possível chegar-se a certeza, tudo por método da razão. Sendo assim, o método dedutivo, fundamentado no esclarecimento de ideias através do raciocínio, foi de extrema importância. Tudo isso é abordado no livro do pensador, Discurso do Método. É possível ainda entendermos que, pelo raciocínio, chegamos a conclusões verdadeiras, através de conclusões lógicas, evidentes, alcançando a conclusão final.

3.2 Tipo de Pesquisa

Procedimentos sistemáticos, de acordo com o raciocínio lógico, na busca pelo encontro de soluções para determinado problema, utilizando de métodos científicos definem qual é o conceito de Pesquisa.

De acordo com CERVO & BERVIAN (1983:50) “a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos”. Já para SALOMON (1977:136), “(...) trabalho científico passa a designar a concreção da atividade científica, ou seja, a investigação e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente”.

Taxonomia:

No caso abordado, vamos de encontro ao tipo de pesquisa exploratório. É considerado o primeiro passo do trabalho científico. Neste caso, busca-se uma melhor explicação sobre determinado assunto, delimitando um tema de trabalho, definindo os objetivos e formulando hipóteses de pesquisa. Sendo assim, o enfoque apresentado é o inicio de um trabalho, sendo possível, após um período, preparatório para outro tipo de pesquisa.

Para se obter os dados necessário de pesquisa, é necessário, antes de tudo, identificar qual o seu tipo de pesquisa. No determinado trabalho, é utilizada a pesquisa de campo, a partir de entrevistas e coleta de informações. Nela, será necessária a pesquisa documental, constituindo também fontes de pesquisa, de caráter primário e original. No caso, nenhum dos documentos ainda foi utilizado como estudo ou pesquisa.

Será observado os fatos e como ocorre a realidade do assunto tratado. A pesquisa, chamada de pesquisa de campo, é realizada no local onde ocorrem os fenômenos estudados. Será utilizado técnicas específicas, como por exemplo a pesquisa com as pessoas e os formulários.

MARCONI afirma que “pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre ele.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com