TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Dissertações: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Na pesquisa, o termo "variável" refere-se a uma característica da população que se estuda, indica exatamente a possibilidade destas características poderem variar de diversas maneiras e segundo diferentes condições.

Podemos ainda dizer que “variável” indica o instrumento de descrição ou de medida, destinado a descrever um aspecto da realidade.

Portanto, variáveis são aspectos, propriedades, características individuais ou fatores, observáveis ou mensuráveis de um fenômeno.

Em relação às variáveis, pode-se afirmar que:

a.

Variável dependente é aquele fator ou propriedade que poderia afetar a variável independente.

b.

Variável independente é aquela que é fator determinante para que ocorra um determinado resultado.

c.

Variável de controle é aquele fator ou propriedade que é efeito, resultado, conseqüência ou resposta de algo que foi estimulado.

d.

Variável interveniente é aquele fator ou propriedade que afeta o fenômeno observado e que poder ser manipulado ou medido.

e.

Variável qualitativa é determinada em relação aos dados ou proporção numérica, são os atributos ou aspectos que podem ser quantificados.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?

Para fundamentar sua pesquisa, o Gerente utilizou como umas das fontes de informação o material publicado na Internet <http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm>

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T. Eu seu texto, o Gerente escreveu:

Para a realização do trabalho e a garantia de que os objetivos organizacionais serão atingidos são necessários dois elementos básicos: a partilha de informação, de ideias e de problemas entre o grupo, um acompanhamento constante e a transmissão do feedback sobre as tarefas e desempenho do grupo. Uma comunicação interna bem planejada é essencial a qualquer empresa que deve estar atenta ao estado geral da moral e motivação dos trabalhadores.

Segundo Ramos (2010)

É correto afirmar que foi utilizada no texto uma citação:

a.

Indireta.

b.

Direta curta.

c.

Direta longa.

d.

De fonte secundária.

e.

De citação.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Conforme Costa*, “As hipóteses científicas são usualmente resultado do que pode ser chamado de imaginação científica, insights como, por exemplo, a descoberta da dupla hélice espiral do DNA por Watson & Crike, ou a hipótese de que a luz tem a mesma velocidade para todos os observadores, que para Einstein deu origem à teoria da relatividade. Mas podemos nos perguntar se mesmo essas hipóteses ousadas se imaginativas dos cientistas poderiam ter surgido se não houvesse uma miríade de crenças indutivamente fundadas constituindo a própria base de construção da ciência”.

*COSTA, Claudio F. Anti-indutivismo e falseacionismo popperianos. Disponível em: http://www.filosofia.cchla.ufrn.br/claudio/epistemologia/anti-indutivismo_falseacionismo_popperianos.pdf Acesso em: 29/09/2008

Podemos afirmar que a hipótese de pesquisa é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade; pode parecer contrária, ou de acordo com o senso comum, pode ainda ser correta ou errada. Dentre as características de uma hipótese de pesquisa, pode-se citar:

a.

Pode conter julgamentos morais, uma vez que possibilitam estudar julgamentos de valor.

b.

Pode ser enunciada em forma interrogativa, pois indica uma dúvida.

c.

Pode ser enunciada em forma condicional, quando não se tem certeza da ocorrência do fenômeno.

d.

Deve possuir alcance geral, portanto deve referir-se a um ou poucos fatos.

e.

Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.

0,2 pontos

PERGUNTA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com