TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Dissertações: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  8.947 Palavras (36 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 36

Metodologia Pergunta 1 É necessária uma avaliação

A questão dissertativa refere-se à elaboração de um problema de pesquisa. Leia com atenção o texto abaixo e responda como é solicitado:

A malária ainda constitui um dos maiores problemas de saúde pública mundial: presente em todos os continentes, estima-se que 40% da população mundial encontra-se exposta à doença, principalmente aquelas que vivem nas regiões tropicais e subtropicais. “Nestas regiões, entre 300 e 500 milhões de casos são diagnosticados todo ano, com 2 milhões de mortes” (FERREIRA, 2008, p. 2).

Como o Brasil registra 40% do número de casos das Américas, sendo 99% das ocorrências na região Amazônica legal, Ferreira (2008) realizou um estudo sobre a malária nas populações de Portuchuelo e Montenegro, ambos localizados no Estado de Rondônia. Montenegro possui 10.000 habitantes e a abordagem foi realizada em 900 indivíduos: “foram coletadas informações pessoais, familiares e sobre a saúde de cada indivíduo, seguido de exame médico e coleta de sangue”(FERREIRA, 2008, p. 12). Portuchuelo conta com 200 habitantes e todos os habitantes do local aderiram ao projeto. Para tratar tantos dados gerados, o pesquisador estabeleceu um banco de dados, o que possibilitou a consulta e utilização de todas as informações obtidas.

Referência bibliográfica

FERREIRA, Ricardo de Godoi Mattos. Genética epidemiológica de malária em Rondônia. Tese (doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

De acordo com esses dados defina um problema para a pesquisa de Ferreira (2008).

Processo

O texto elaborado deverá observar a adequação sintática e a correção gramatical, ser redigido de forma clara e objetiva. A ética do pesquisador e a valorização do método são aspectos importantes a serem considerados na resposta dessa

questão. Outros aspectos ou informações podem ser acrescentados e desenvolvidos na resposta.

Resposta Selecionada:

Visto que quase metade da população mundial está exposta à malária, principalmente aquelas que vivem em regiões de clima tropical ou subtropical, sendo que o Brasil por suas características detém a porcentagem de 40% desses casos entre as Américas, o pesquisador concentra sua atenção em 2 populações distintas no Estado de Rondônia, para estudar seus hábitos, coletar dados no intuito de chegar a uma conclusão sobre as causas desse problema "malária", que tem gerado índices alarmantes.

Resposta Correta:

[Nenhuma]

Feedback da resposta:

[Sem Resposta]

Pergunta 2 0,8 em 0,8 pontos

Segundo Ponte (2006:2) estudo de caso “é uma investigação que se assume como particularística, isto é, que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir a que há nela de mais essencial e característico e, desse modo, contribuir para a compreensão global de um certo fenômeno de interesse.”

Continuando o raciocínio de texto, os estudos de caso têm como características:

Resposta Selecionada:

a) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta Correta:

a) Todas as alternativas estão corretas.

Pergunta 3 0 em 0,8 pontos

Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise. *GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma

empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009. Participaram das entrevistas sete sujeitos, cuja escolha ocorreu de forma intencional, levando-se em consideração o acesso aos dados históricos da organização, ou o seu conhecimento sobre as políticas e práticas de gestão de pessoas atuais e passadas. Quando o autor afirma “cuja escolha ocorreu de forma intencional” ele está se referindo:

Resposta Selecionada:

c.

À população utilizada na pesquisa.

Resposta Correta:

a.

À amostragem utilizada na pesquisa, que neste caso foi não-probabilística.

Feedback da resposta:

Amostragem significa a forma como foram escolhidas as amostras. Amostragem intencional é um tipo de amostragem não-probabilística, isto é, na qual os elementos são escolhidos de maneira intencional ou por conveniência.

Pergunta 4 0,8 em 0,8 pontos

A Ciência Contemporânea surge no início do século XX e se estende até os dias atuais.

Julgue V ou F para as afirmativas abaixo:

( ) Einstein, em 1905, inicia a ciência contemporânea com suas teorias da relatividade, quebrando o mito da objetividade pura, isenta de influência das ideias pessoais dos pesquisadores.

( ) Na visão contemporânea, por maior que seja o número de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela poderá ser aceita como definitivamente confirmada.

( ) O progresso cientifico deixa de ser acumulativo para ser revolucionário.

( ) O critério, até então adotado para distinguir a ciência da não-ciência, o da confirmação pelo uso do método experimental indutivo, é superado.

A sequência correta é:

Resposta Selecionada:

V,F,V,V

Resposta Correta:

V,F,V,V

Feedback da resposta:

V,F,V,V

Pergunta 5 0 em 0,8 pontos

A pesquisa exploratória proporciona uma visão geral sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com