TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Artigo: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE METROPLITANA DA AMAZÔNIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALEX MATOS VIEIRA

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA:

1° QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

Belém

2014

ALEX MATOS VIEIRA

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA:

1° QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Faculdade Metropolitana da Amazônia como pré-requisito para obtenção de nota de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Ismael Oliveira Passos

Belém

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2 QUESTIONÁRIO AVALIATIVO........................................................................5

3 CONCLUSÃO..................................................................................................10

REFERÊNCIAS....................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Metodologia Cientifica, estudaremos sua importância para construção do conhecimento cientifico, quais métodos e tipos de pesquisas podem ser utilizados e para que servem a classificação, a codificação e a tabulação de dados, ou seja, como podemos conduzi-los em uma pesquisa para aquisição de dados com os quais se desenvolvem raciocínios posteriores.

2 Questionário Avaliativo

1_Por que a Metodologia é tão importante para construção do Conhecimento Cientifico?

A metodologia nos possibilita escolher a melhor técnica para desenvolver uma pesquisa ou um estudo, tornando esse trabalho/estudo mais pratico e mais cientifico, nos afastando na maioria das vezes do senso comum.

É de extrema importância a utilização da metodologia para o desenvolvimento de trabalhos científicos nas universidades para que haja uma melhor formação dos estudantes, uma vez que terão um maior acesso a meios científicos constantemente.

2_O que é Método?

É o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

“Método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado.” (HEGENBERG, 1976).

“Método é uma forma de selecionar técnicas, uma forma de avaliar alternativas para ação científica. Métodos são regras de escolha; técnicas são as próprias escolhas.” (ACKOFF, 1976).

3_Que contribuições os grandes nomes da ciência deram para o desenvolvimento de Métodos Científicos?

Aplicaram Métodos experimentais em todas as áreas no desenvolvimento da ciência como a matemática, a astronomia, a física, a química e a medicina, ou seja, eles preparam o caminho e somos seus continuadores.

4_ Que métodos e tipos de pesquisa você aprendeu nesta unidade?

Aprendemos 4 tipos de Métodos

1-Método Dedutivos: parte das leis e teorias e prediz a ocorrência de fenômenos particulares, em conexão descendente.

2-Método Indutivos: que caminha para planos mais abrangentes, indo das constatações particulares às leis e teorias gerais, em conexão ascendente.

3-Método Hipotético-dedutivo: inicia-se pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, formula-se uma hipótese e, pelo processo dedutivo, testa a predição da ocorrência de fenômenos.

4-Método Dialético: penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade.

Tipos de pesquisas

Do ponto de vista de sua natureza:

• Pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.

• Pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidas à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

Do ponto de vista da forma de abordagem ao problema:

• Pesquisa quantitativa: traduz em números opiniões e informações para classifica-los e organiza-los. Utiliza métodos estatísticos.

• Pesquisa qualitativa: considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.

Do ponto de vista dos objetivos:

• Pesquisa exploratória: objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema; envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos; assume em geral a forma de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.

• Pesquisa descritiva: objetiva descrever as características de certa população ou fenômeno, ou estabelecer relações entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com