TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientiica

Ensaios: Metodologia Cientiica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Esse é o espaço destinado para discussão dos conteúdos e conceitos abordados nas aulas 1 a 3. Contribua com suas anotações, dúvidas e pontos de vista, já que sua nota de participação será apurada por meio da colaboração nas discussões dos fóruns. Além disso, o (a) tutor (a) a distância irá lançar questionamentos para interação de todos.

Boa tarde Professor (a),

Gostei muito das aulas 1 a 3. Fiz algumas anotações, se tiver algo a acrescentar para os meus estudos, serei grato:

Na Aula 1:

Interrogamo-nos sobre o significado e a função da Metodologia Científica, bem como seu ponto de partida, que recai sobre atitudes que não são espontâneas à existência humana, ao contrário da fala, que é um ato espontâneo. Porém, dominar a linguagem não depende do desenvolvimento natural dos sujeitos, mas de habilidades e competências para uma postura reflexiva e crítica.

Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo. Existem três tipos de Metodologia: Acadêmica, Científica e Da Pesquisa.

Metodologia científica está dentro de duas grandes áreas:

Epistemologia (Verdade, Conhecimento e Crença) - Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência;

Metodologia Científica Aplicada - Destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:

* Senso comum ou conhecimento empírico – Caracterizado em Espontâneo, Ametódico, Empírico, Ingênuo ou Acrítico e Subjetivo. É o que também é conhecido como conhecimento do povo. É o acúmulo de tradições e experiências vividas. Não leva em conta a fundamentação científica.

* Conhecimento Científico – Caracterizado em Racional, Sistemático e Metódico. Obedece a regras, leis e princípios e se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças. Lógico e sistemático porque as ideias formam uma ordem coerente. Verificável e metódico, pois é passível de exame para ter sua pretensão confirmada ou não. Para tanto segue uma técnica, um procedimento.

* Conhecimento Filosófico – Caracterizado em Sistemático, Metódico e Racional. É Radical, Rigoroso e Saber de Conjunto. É caracterizado unicamente na própria razão humana, ou seja, procura discernir entre o certo e o errado, tendo esta razão humana como fundamentação.

* Discurso Religioso ou Conhecimento teológico - É um conhecimento sistemático, porém, suas evidências não são verificáveis. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural).

Na Aula 2:

O método ajuda a compreender o processo de investigação, possibilita a demonstração, disciplina suas ações, ajuda a perceber erros e auxilia as decisões do cientista. É, então, um plano de ação, em que a técnica utilizada é o modo ou a maneira de realizar a atividade pretendida, permitindo que o procedimento escolhido ocorra de maneira hábil e, se possível, perfeita.

Método científico - Aproveita a observação, a descrição, a comparação, a análise e a síntese, além dos processos mentais da dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação, quer experimental, quer racional.

Método racional - Também é científico, embora os assuntos a que se aplica não sejam realidades, fatos ou fenômenos susceptíveis de comprovação experimental. As disciplinas que o empregam (principalmente as diversas áreas da filosofia) nem por isso deixam de ser verdadeiras ciências.

O método científico pode se sustentar em dois procedimentos:

* Método Dedutivo (dependente da lógica) - Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão será verdadeira. Toda a informação contida na conclusão já estava presente nas premissas. Enuncia uma informação ou ideia já conhecida, ou seja, tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados, apresentando uma conclusão inevitável, partimos de uma ideia geral para uma específica.

* Método Indutivo (dependente da experiência empírica) – Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão será provável. A conclusão apresenta informação que não estava presente nas premissas. Não pode transmitir a certeza e a evidência. O salto de um para todos exigiria uma observação infinita. Tem como objetivo a observação dos fenômenos com a finalidade de descobrir as suas causas, comparando ou aproximando os fatos, na tentativa de encontrar a relação entre eles, partimos de experiências específicas para alcançarmos uma regra geral.

Método Hipotético-Dedutivo consiste na construção de hipóteses, cujas predições devem se submeter ao critério da falseabilidade. Qualquer enunciado que só tenha termos observacionais poderia dizer mais do que se pode ver.

Processo de conhecimento: Observações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com