TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica

Ensaios: Metodologia Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  5.993 Palavras (24 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 24

UINIDADE I

DO MEDO À CIÊNCIA

A evolução humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligência. Sendo assim pose-se definir três níveis de desenvolvimento da inteligência dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros hominídeos: o medo, o misticismo e a ciência.

a) O MEDO→ Os seres humanos pré-históricos não conseguiam entender os fenômenos da natureza. Por este motivo, suas reações eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como não conseguiam compreender o que se passava diante deles, não lhes restava outra alternativa senão o medo e o espanto daquilo que presenciavam.

b) O MISTICISMO→ Num segundo momento, a inteligência humana evoluiu do medo para a tentativa de explicação dos fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições. Era, sem dúvida, uma evolução já que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolência dos mitos, as desgraças ou as fortunas do casamento do humano com o mágico.

c) A CIÊNCIA→ Como as explicações mágicas não bastavam para compreender os fenômenos os seres humanos finalmente evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica.

O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas próprias experiências. Assim sendo, é capaz de novas descobertas e de transmiti-las a seus descendentes.

O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.

A evolução da Ciência

Os egípcios já tinham desenvolvido um saber técnico evoluído, principalmente nas áreas de matemática, geometria e na medicina, mas os gregos foram provavelmente os primeiros a buscar o saber que não tivesse, necessariamente, uma relação com atividade de utilização prática. A preocupação dos precursores da filosofia (filo = amigo + Sofia (sóphos) = saber e quer dizer amigo do saber) era buscar conhecer o porque e o para que de tudo o que se pudesse pensar.

O conhecimento histórico dos seres humanos sempre teve uma forte influência de crenças e dogmas religiosos. Mas, na Idade Média, a Igreja Católica serviu de marco referencial para praticamente todas as ideias discutidas na época. A população não participava do saber, já que os documentos para consulta estavam presos nos mosteiros das ordens religiosas.

 CIÊNCIA

CONCEITO DE CIÊNCIA

Agora que você se iniciou no universo da história da ciência, é importante conhecer alguns dos principais conceitos emitidos sobre ela. Entender os conceitos de ciência é um processo de suma importância na contextualização do seu conhecimento. A apropriação deste conhecimento é imprescindível no seu envolvimento com a pesquisa científica. Assim, conhecer, analisar e refletir sobre os conceitos de ciência, tendo como parâmetros o que ela é, o que faz, qual o seu valor, os seus fundamentos, é o caminho para o processo de consecução de um trabalho científico.

A ciência é considerada como um dos meios mais transcendentes do conhecimento científico. Dada a esta sua especificidade,

Gutierrez (2005) ”enfatiza que um dos critérios fundamentais deste processo está relacionado com a verdade, apesar destas serem consideradas como relativas, pois ao longo dos tempos as mesmas são superadas.”

Em relação ao conceito emitido por Ander-Egg, Marconi (2008, p. 22) demonstra que:

[...] a ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetivos de uma mesma natureza.

A respeito do conceito emitido por Trujillo e Marconi (2008, p. 22) destaca que:

[...] a ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação

 CIÊNCIA & MÉTODO – VISÃO HISTÓRICA

Tivemos no século passado dois momentos marcantes para a humanidade:

O primeiro ocorreu no início do século quando cientistas conseguiram provar teorias através de observações astronômicas, que muitos consideravam incoerentes, pois contrariavam princípios já há muito tempo enraizado sobre nosso espaço exterior.

O segundo aconteceu em meados da década de quarenta quando, infelizmente, descobrimos o real poder de uma bomba nuclear. O que foi um enorme avanço em nossa ciência, que se não usado para meios pacíficos, pode destruir totalmente o mundo que conhecemos.

O homem usa a ciência para tentar explicar suas perguntas de como as coisas acontecem ao seu redor. Com isto tenta-se criar novas tecnologias para termos um mundo melhor em que vivamos. Existem campos da ciência que trazem benefícios incalculáveis para o homem com o as comunicações, medicina, informática e muitos outros. Usa-se isto para a tomada de ações e decisões o que nos faz viver em uma sociedade baseada no conhecimento. Uma nação que quer ser forte não basta sê-la belicamente e monetariamente, necessita ter também um grande controle do conhecimento científico.

 CIÊNCIA & MÉTODO

Existem várias concepções de ciência divididas em períodos históricos cada uma com sua peculiaridade, podemos relacioná-las da seguinte maneira:

• Ciência Grega - Século VII a.C até final do século XVI.

• Ciência Moderna - Século XVII até final do século XIX.

• Ciência Contemporânea - Início do século XX até os dias de hoje.

CIÊNCIA GREGA→ Conhecida como filosofia da natureza tinha como preocupação a busca do saber a compreensão da natureza das coisas e do homem. Conhecimento este desenvolvido pela filosofia que hoje é distinta da ciência.

Os pré-socráticos deixaram de lado a mitologia, que na sua concepção, os fenômenos ocorriam devido a forças espirituais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com