TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica

Monografias: Metodologia Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

1) A partir da leitura das nossas aulas, defina CIÊNCIA e MÉTODO CIENTÍFICO (Valor 1,5 Pontos)

Ciência- Andery.etal(2006), por exemplo, e outros estudiosos, nos lembram que existem, no mínimo, dois tipos de opinião, muito difundidos nos tempos atuais, sobre a ciência. No primeiro, a ciência é considerada como uma fonte de beneficio para a humanidade; no outro, contraditoriamente, é percebida como uma força de opressão, como fonte de destruição da natureza e do próprio homem.

O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas de como deve ser o procedimento a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento, quer seja este fruto de uma totalidade, correção (evolução) ou um aumento da área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes.

2.) Em relação à normalização de trabalhos acadêmicos, responda:

a) Qual a diferença entre Citação Direta e Citação Indireta? (Valor 1,0 Pto)

Res: Citação Direta- Ocorre quando são produzidas as próprias palavras do autor do texto citado.

Citação indireta- Ocorre quando se reproduzem ideias e informações do documento, sem, contudo, reproduzir as próprias palavras do texto citado.

b) Escolha um livro de Metodologia Científica, na Biblioteca Virtual Unifacs (Acesso Via Portal do Estudante) e faça, a partir do capítulo sobre método científico, uma citação direta e uma citação indireta (Observe a forma correta de fazê-lo, através das nossas aulas e consultando o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos). (Valor 1,0 Ponto)

3.) Caracterize os passos para elaboração de um Projeto de Pesquisa. (Valor 1,0 Ponto)

 O que pesquisar? Esse questionamento esclarece e define o tema a ser estudado.

 Para que realizar essa pesquisa? Diz respeito ás finalidades do estudo.

 Por que desejo realizar esse estudo? A essa pergunta associamos o texto de justificativa.

 Como vou pesquisar? Que se refere á definição dos procedimentos metodológicos.

 Em quanto tempo vou realizar esse estudo? Que supõe a definição de cronograma para a execução do estudo.

4.) Relacione todos os elementos que devem constar em um projeto de pesquisa, caracterizando cada um deles. (Valor 1,5 Ponto)

Tema

Todo projeto deve ser iniciado com a escolha de um tema específico e uma abordagem determinada. Segundo Marconi e Lakatos (2001,p. 45) os assuntos podem originar-se da experiência pessoal ou profissional,de estudos e leituras, da observação, da descoberta, de discrepância entre trabalhos ou da analogia com temas de estudo de outras disciplinas ou áreas cientificas, podendo também ser sugeridos pelo orientador.

Problema

Escolhido o tema e delimitado o escopo da pesquisa, o próximo passo é a transformação do tema em um problema que deve ser formulado a partir de perguntas que possibilitem a investigação científica. O problema é uma questão para a qual se vai buscar resposta através de uma pesquisa. Gil (2002, p. 61) sugere que “após a escolha do tema seja feito um levantamento bibliográfico preliminar que facilite a formulação do problema”. Com base na sua experiência, no conhecimento sobre o tema e nas informações obtidas a partir do referencial teórico, o autor será

capaz de formular o problema.

Hipótese

A definição clara dos problemas conduz à formulação de hipóteses que é definida

por Marconi e Lakatos (2001, p.104) como “uma resposta provável, suposta e provisória a solução de um problema.” Na prática, elaborar uma hipótese consiste em oferecer uma solução possível ao problema, mediante uma proposição de uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa. Os resultados finais da pesquisa poderão comprovar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com