TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa Em Publicidade

Casos: Metodologia Da Pesquisa Em Publicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

1. Leia o artigo "Teoria sobre o método científico" disponível na ferramenta Material de Aula - Arquivo para pesquisar mais sobre o tema da nossa aula e elabore um texto sobre Conhecimento Científico e Método Científico, apontando a diferenciação entre eles e ainda apresente o conceito de Ciência. (Trazendo citações e referencias do material de aula,artigo ,pesquisa e outro, de acordo com a sua opção pessoal.)(2.0)

Conhecimento Científico, Método Científico e Ciência

Podemos dizer que o homem detém vários tipos de conhecimento científico, desde aquele mais simples, comum a todas as pessoas e que nos passa despercebido, até aquele mais profundo e complexo não comum a todos os indivíduos.

Conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. O homem usa a ciência para tentar explicar suas perguntas de como as coisas acontecem ao seu redor. Com isto tenta-se criar novas tecnologias para termos um mundo melhor em que vivamos. Sendo que este tem como finalidade estudar a realidade de maneira exata, assim difundindo o conhecimento sobre determinado assunto ou espécie, se tornando lei universal ate que novas descobertas por meios científicos provem o contrário. O conhecimento científico diferencia-se dos demais, não pelo seu objeto ao estudo, mas pela forma como é obtido.

O conhecimento científico respeita os fatos ate certo ponto e sempre retornam a eles. É o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o conhecimento científico é racional, é objetivo, atém-se aos fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é comunicável, é verificável, é explicativo, é aberto e útil. Já o Método científico é um conjunto de regras para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. É uma forma de investigação da natureza, leva em conta a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Porém essas observações, essas teorias devem ser consistente com os fatos, sendo que o método científico constitui-se no instrumento utilizado pela Ciência na sondagem da realidade, sendo composto por um conjunto de procedimentos através dos quais os problemas científicos são examinados.

Entretanto ciência é todo conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigido ao sistemático conhecimento, com objetivo limitado e capaz de ser submetido à verificação. Muitas são as classificações propostas para as ciências, variando em função do parâmetro escolhido (ordem de complexidade, objeto, metodologia empregada, etc.). Ciências são pensamentos exatos que procuram por meio dos conhecimentos específicos explicarem, provar e compreender a realidade através dos fatos. Sendo assim suas descobertas perecíveis ao tempo em que se relata, o que a faz ser atualizada a cada nova pesquisa. Concluindo, todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, porém, nem todos os ramos de estudos que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com