TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Dos Anos Inicias

Ensaios: Metodologia Dos Anos Inicias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 12

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Os métodos de ensino, portanto, são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente, em relação a um conteúdo específico.

Método Verbal: utilizaria a ilustração, levando gravuras.

Métodos ativos: daria um tema a ser trabalhado em grupo com o objetivo de alcançar e motivar os aprendizes à construção de conhecimentos, competências e habilidades.

2. O que é um método ativo?

Método ativo é aquele por meio do qual o aluno deve reconstruir e reinventar, os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar conceitos.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

A aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. A aprendizagem significativa, conceito central da teoria de Ausubel, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor. A partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno), o conhecimento pode ser construído de modo a ligá-lo com novos conceitos, facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Os conhecimentos prévios permitem realizar o contato inicial com o novo conteúdo e são fundamentais para a construção de novos significados. Uma aprendizagem é tanto mais significativa quanto mais relações com sentido o aluno for capaz de estabelecer entre o que já conhece, seus conhecimentos prévios e o novo conteúdo que lhe é apresentado como objeto de aprendizagem.

Problematizar significa criar questões que possam ser entendidas pelos alunos, mas que não podem ser respondidas de imediato, provocando-lhes a vontade de saber. A finalidade da problematização é selecionar as principais interrogações levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. A partir das informações do texto, explique o que significa construtivismo.

Construtivismo significa a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.

2. A apostila cita o método da exposição verbal. Explique como o professor pode utilizá-lo em sala de aula.

Explicando o conteúdo mostrando figura q ilustre o tema. O professor passa para o aluno, através do método de exposição verbal da matéria, bem como de exercícios de fixação e memorização, os conteúdos acumulados culturalmente, considerados como verdades absolutas. Nesse processo predomina a autoridade do professor enquanto o aluno é reduzido a um mero agente passivo.

3. Explique a relação existente entre aprendizagem significativa, conhecimento velho e conhecimento novo.

Aprendizagem significativa é a incorporação de novos conhecimentos que se engloba com o velho conhecimento, que esses influenciam mutuamente, fazendo então assim que os novos conhecimentos adquiram novos significados.

4. Explique os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Piaget. Como estes conceitos se relacionam com a aprendizagem.

Assimilação é a fase predominante na criança de 0 a 2 anos, fase sensória motora é quando ela quer explorar o mundo e tudo a sua volta.

Acomodação: é a fase que predomina a criança de 2 a 7 anos – pré-operatório – é quando a criança quer mostrar seus conhecimentos.

5. Pesquise outro método de ensino que não consta na apostila e explique sua importância para o ensino. Cite a referência consultada.

Método intuitivo: é mostrar algo ao aluno de forma a que possa intuir, aprender ou perceber o que se pretende transmitir.

Ex.: utilização de materiais audiovisuais, textos escritos e demonstrações.

www.formar.do.sapo.pt;page4,html

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

Interdisciplinaridade é a formula em que misturam conteúdos de varias disciplinas abraçadas por um tema comum.

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

Porque se deve explorar ao máximo, trabalhar tudo o que se pode dentro de cada disciplina não deixando o tema evasivo.

3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta

São 4 blocos temáticos – Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos e Terra e Universo. Sim, pois cada escola terá seu material didático, o qual se estuda antes para trabalhar em sala de aula.

4. Faça um resumo do item - Histórico de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.

Antes de ser promulgado a LDB o conhecimento cientifico era considerado sem muita importância. As idéias eram postas por professores e os alunos acompanhavam através de livros. Com a ajuda da Escola Nova, houve uma mudança, valorizando a presença do aluno como participante e tendo a devida valorização.

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com