TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Jurídica

Artigos Científicos: Metodologia Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Como esses fenômenos (dogmatismo, relativismo, senso comum e ideologia ) podem influenciar negativamente o trabalho científico?

Para ocorrer o trabalho científico, todos esses fenômenos estarão presentes, pois, você precisará ter um fundamento intelectual, saber que todo conhecimento é relativamente aplicado de acordo com a época que se transpõe, ter um conhecimento ao seu redor da sociedade que presencia e seu próprio conjunto de ideias e pensamentos, divergindo cada um entre si, influenciando as vezes negativamente.

• Como neutralizá-los?

Colocando ordem nas ideias, dividindo-as em parte, é preciso definir, distinguir, classificar, opor, ou seja, são todas atividades da lógica, fundamentais para que o objeto apareça com horizonte claro.

• O Direito pode também sofre influências negativas dessas visões de mundo?

Sim, o Direito precisa ter coerência para ser aplicado, por este motivo vem a ter um estudo muito aprofundado baseando-se em todos os fenômenos conjunto com a realidade atual cabendo a aplicação de determinada discussão jurídica ou não • Como ocorre a demarcação científica?

A demarcação científica é o esforço de separar o que é e o que não é científico, ou seja, ela ocorre diferenciando todo o estudo da ciência do senso comum, ou seja, a forma comum de conhecermos a realidade.

• A demarcação científica possui limitações. Por quase motivos e quais são elas?

Toda ciência precisa ter coerência, no entanto, a demarcação científica tem valor certamente relativo; é o caso típico de uma discussão, ou seja, de algo por definição discutível, podendo fazer da ciência mero instrumento de justificação ideológica.

• Qual a alternativa formulada?

A alternativa formulada para as demarcações científicas, é a metodologia, ou seja, um estudo aprofundado e discutido não apenas fundamentando uma ideologia, mas com profundidade suficiente de alcançar o objeto requerido de forma construída de acordo com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com