TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Xp

Ensaios: Metodologia Xp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

CaelumApostila Java e Orientação a Objetos

Capítulo 9

Classes Abstratas

""Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum.""

Ao término desse capítulo, você será capaz de utilizar classes abstratas, quando necessário.

9.1 - Repetindo mais código?

Neste capítulo, aconselhamos que você passe a usar o Eclipse. Você já tem conhecimento suficiente dos erros de compilação do javac e agora pode aprender as facilidades que o Eclipse te traz ao ajudar você no código com os chamados quick fixes e quick assists.

Vamos recordar em como pode estar nossa classe Funcionario:

class Funcionario {

protected String nome;

protected String cpf;

protected double salario;

public double getBonificacao() {

return this.salario * 1.2;

}

// outros métodos aqui

}

Considere o nosso ControleDeBonificacao:

class ControleDeBonificacoes {

private double totalDeBonificacoes = 0;

public void registra(Funcionario f) {

System.out.println("Adicionando bonificação do funcionario: " + f);

this.totalDeBonificacoes += f.getBonificacao();

}

public double getTotalDeBonificacoes() {

return this.totalDeBonificacoes;

}

}

Nosso método registra recebe qualquer referência do tipo Funcionario, isto é, podem ser objetos do tipo Funcionario e qualquer de seus subtipos: Gerente, Diretor e, eventualmente, alguma nova subclasse que venha ser escrita, sem prévio conhecimento do autor da ControleDeBonificacao.

Estamos utilizando aqui a classe Funcionario para o polimorfismo. Se não fosse ela, teríamos um grande prejuízo: precisaríamos criar um método registra para receber cada um dos tipos de Funcionario, um para Gerente, um para Diretor, etc. Repare que perder esse poder é muito pior do que a pequena vantagem que a herança traz em herdar código.

Porém, em alguns sistemas, como é o nosso caso, usamos uma classe com apenas esses intuitos: de economizar um pouco código e ganhar polimorfismo para criar métodos mais genéricos, que se encaixem a diversos objetos.

Faz sentido ter uma referência do tipo Funcionario? Essa pergunta é diferente de saber se faz sentido ter um objeto do tipo Funcionario: nesse caso, faz sim e é muito útil.

Referenciando Funcionario temos o polimorfismo de referência, já que podemos receber qualquer objeto que seja um Funcionario. Porém, dar new em Funcionario pode não fazer sentido, isto é, não queremos receber um objeto do tipo Funcionario, mas sim que aquela referência seja ou um Gerente, ou um Diretor, etc. Algo mais concreto que um Funcionario.

ControleDeBonificacoes cdb = new ControleDeBonificacoes();

Funcionario f = new Funcionario();

cdb.adiciona(f); // faz sentido?

Vejamos um outro caso em que não faz sentido ter um objeto daquele tipo, apesar da classe existir: imagine a classe Pessoa e duas filhas, PessoaFisica e PessoaJuridica. Quando puxamos um relatório de nossos clientes (uma array de Pessoa por exemplo), queremos que cada um deles seja ou uma PessoaFisica, ou uma PessoaJuridica. A classe Pessoa, nesse caso, estaria sendo usada apenas para ganhar o polimorfismo e herdar algumas coisas: não faz sentido permitir instanciá-la.

Para resolver esses problemas, temos as classes abstratas.

9.2 - Classe abstrata

O que, exatamente, vem a ser a nossa classe Funcionario? Nossa empresa tem apenas Diretores, Gerentes, Secretárias, etc. Ela é uma classe que apenas idealiza um tipo, define apenas um rascunho.

Para o nosso sistema, é inadmissível que um objeto seja apenas do tipo Funcionario (pode existir um sistema em que faça sentido ter objetos do tipo Funcionario ou apenas Pessoa, mas, no nosso caso, não).

Usamos a palavra chave abstract para impedir que ela possa ser instanciada. Esse é o efeito direto de se usar o modificador abstract na declaração de uma classe:

abstract class Funcionario {

protected double salario;

public double getBonificacao() {

return this.salario * 1.2;

}

// outros atributos e métodos comuns a todos Funcionarios

}

E, no meio de um código:

Funcionario f = new Funcionario(); // não compila!!!

exception.png

O código acima não compila. O problema é instanciar a classe - criar referência, você pode. Se ela não pode ser instanciada, para que serve? Serve para o polimorfismo e herança dos atributos e métodos, que são recursos muito poderosos, como já vimos.

Vamos então herdar dessa classe, reescrevendo o método getBonificacao:

class Gerente extends Funcionario {

public double getBonificacao() {

return this.salario * 1.4 + 1000;

}

}

funcionario1.png

Mas qual é a real vantagem de uma classe abstrata? Poderíamos ter feito isto com uma herança comum. Por enquanto, a única diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com