TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Contabilidade

Exames: Metodos Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE CONTABILIDADE

Barroso-MG

Dezembro/2014

CONTROLE: AQUISIÇÃO E CUSTO DE MATÉRIA PRIMA

O custo de aquisição das matérias primas, embalagens e outros bens em almoxarifado devem representar os gastos necessários a que eles estejam em condições de uso na produção. Assim, no custo de aquisição, devem ser computados os gastos com frete, seguro do frete, imposto de importação, taxas alfandegárias. Exceções a essa regra são os tributos recuperáveis (ICMS, IPI, PIS e Confins).

O ICMS e IPI lançados como impostos a recuperar permanecem no ativo circulante, para compensação com o imposto incidente na saída dos produtos, quando da venda.

Os descontos financeiros (condicionais), obtidos, por exemplo, na antecipação do pagamento de duplicatas relativas à aquisição de matérias-primas, não devem ser abatidos do custo de aquisição dos bens. O correto é lança-los como receita financeira, diretamente no resultado do exercício, mantendo-se os estoques registrados pelo valor bruto de aquisição.

Os descontos incondicionais (comerciais) e abatimentos são considerados dedução do preço de compra. O lançamento é feito com base no valor líquido de aquisição. Esse procedimento está de acordo com o princípio do registro pelo valor original.

Para o controle das matérias primas e demais bens em almoxarifado, são utilizadas fichas de controle de estoques, em que há a indicação das entradas, saídas e do saldo após cada operação. Na ficha de controle de matérias primas, por exemplo, a coluna de entradas é utilizada para indicar as compras. Nos casos de devoluções de compras, também se utiliza a coluna de entradas, registrando-se o valor correspondente como negativo, ou seja, como um estorno. Assim, evita-se o registro das devoluções de compra na coluna de saídas, o que poderia ser confundido com saída de matérias primas por requisição da produção. A coluna de saídas é utilizada para indicar as matérias primas remetida à produção, em virtude de requisições. Também se utiliza a coluna de saídas para o registro de devoluções de matéria prima pelo setor de produção indicando-se o valor como negativo, vale dizer, como um estorno. Dessa forma, a devolução de requisição não é confundida como uma entrada por compra.

INVENTÁRIO PERMANENTE

Nesse sistema, o custo das mercadorias vendidas é apurado no momento da venda. Dessa forma, há necessidade de se estabelecer mecanismos de controle do estoque, por tipo de produto, a fim de se possa determinar a qualquer momento o custo do produto.

PEPS ou FIFO: é o método no qual se faz o controle dos preços de compras (custo das compras) na ordem cronológica de forma que, quando houver venda, o custo será apurado considerando-se os preços de custo seguindo a ordem das primeiras para as últimas unidades compradas. Em resumo, o método se baseia na premissa: primeiro que entra, primeiro que sai.

UEPS OU LIFO: é o método no qual se faz o controle dos preços de compras(custo das compras) também na ordem cronológica de forma que, quando houver venda, o custo será apurado considerando-se os preços de custo seguindo a ordem das últimas para as primeiras unidades compradas. Em resumo, o método se baseia na premissa: último que entra, primeiro que sai.

MÉDIA PONDERADA MÓVEL OU PREÇO MÉDIO: é o método no qual se faz o controle dos preços de compras (custo das compras), baseado na média aritmética dos preços dessas compras, ponderando-se com as quantidades compradas, ou seja, as quantidades serão os pesos dos respectivos preços das compras. É chamada de custo médio, porque a média dos custos das compras é alterada à medida que ocorrem novas compras com preços diferentes do custo registrado no estoque.

FICHA DE CONTROLE DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com