TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade métodos de cálculo de custos

Tese: Contabilidade métodos de cálculo de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O artigo tem finalidade de contribuir para o entendimento de alguns conceitos e ferramenta gerencial aplicada á analise de custos e preços de venda de diversas empresas. A abordagem escolhida evidencia que as ferramentas gerenciais apresentadas aplicam-se perfeitamente nas empresas, independentemente do porte, ou atuação, com adaptações consideráveis.

Parte do trabalho discorre a respeito dos métodos custeio de acordo com alguns autores, onde são apresentadas vantagens e desvantagem entre os dois métodos abordados, e outros assuntos envolvendo custos. A contabilidade de custos desenvolve uma identificação na estrutura de custos da empresa, contribuindo de forma estratégica com a empresa demonstrando fator diferencial de competitividade entre elas.

As empresas produzem matérias-primas ou prestarem serviços, esperando atingir seus objetivos. Adotam vários métodos e procedimentos no dia-a-dia unindo recursos produtivos, por exemplo: capital, diversos materiais, setor recursos humanos dentre outros. Nesse contexto, durante o processo de produção da empresa ocorrem variações patrimoniais, proporcionando à transformação de alguns direitos somando valor para chegar ao seu processo final, ou seja, a venda do produto. Entre várias funções da contabilidade de custos, uma delas seria direcionar, de maneira eficaz, as variações patrimoniais das empresas, independentes da sua natureza ou razões de sua ocorrência, que acontecem no seu ciclo operacional interno.

O sistema de custeio variável objetiva na separação dos gastos em variáveis e fixos, isto é, em gastos que variam de acordo com volume de produção/venda e gastos que permanecem estáveis perante volume vendas que variam com certo limite. A margem de contribuição é uma importante informação que provem desse sistema, onde proporciona informações para tomada de decisão das empresas. Porém é um método de custeio não aceito nas demonstrações externas, não é de acordo com um dos princípios contábeis aceito no Brasil e na legislação do imposto de renda.

A principal diferença existente na utilização do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas vão diretamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos pertencentes aos produtos vendidos serão tratados da mesa forma. Os custos em relação aos produtos que ainda estão sendo elaborados e aos produtos acabados e não vendidos vão para estoque desses produtos. O método direto ou variável é recomendado pela legislação tributária brasileira do imposto de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com