TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Alfabetização

Monografias: Metodos De Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Revisitando os Métodos de Alfabetização

Alfabetização

É o processo que consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.

Alguns métodos de alfabetização

O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal, entre outros.

O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal, entre outros.

Diferentes teoria de aprendizagem

1. As diferentes teoria de aprendizagem se propõem a explicar como a criança aprende: por associação (estímulo-resposta), pela ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento (construtivismo), pela interação do aprendiz com o objeto do conhecimento intermediado por outro sujeito (sociointeracionismo).

As condições inadequadas de ensino:

1. Jornada escolar insuficiente, despreparo dos professores, métodos inadequados ou mal aplicados, material didático desinteressante, falta de bibliotecas e sala de leitura etc.

Fatores extra-escolares

1. Decorem da pobreza das famílias:

2. Ingresso tardio na escola, freqüência irregular, falta de recursos na compra de material didático, pais analfabetos, pouca ou nenhuma cooperação entre a escola e as famílias.

Mudam os tempos, mudam os leitores

Ao longo do tempo em diferentes meios sociais variam ou tipos de leitor projetados pela sociedades cultivados pela escola.

Tempos de ensinar a ler

A metodologia não é mais a questão central ou a mais importante na área da alfabetização, mas quem se propõem a alfabetizar, baseados ou não no construtivismo, deve ter um conhecimento básico sobre os princípios teórico-metodológico da alfabetização, para não ter que inventar a roda.

A querela dos métodos

Segundo Smith(l999), estudioso da leitura a partir da perspectiva psicolingüística, todos os métodos podem dar certo com algumas crianças, mas nenhum deles é eficaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com