TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Separação

Artigo: Metodos De Separação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

A separação de misturas geralmente é estudada no início do primeiro ano, quando os alunos têm pouca experiência com a química. Nesse sentido, a aula deve funcionar como um estímulo ao estudo das propriedades da matéria, de forma a explicar os "porquês" da destilação e da evaporação. No entanto, este tema é excelente para ilustrar o tópico "geometria e polaridade de moléculas", visto mais à frente no 1º ano, ou até o tema "tabela periódica". Se as atividades sugeridas puderem ser conduzidas em um laboratório ou como aula demonstrativa, será ainda mais interessante.

Estratégias

1) Peça aos alunos que leiam com antecedência o texto Gases nobres, o texto Identificando substâncias pelo tipo de mistura, e o texto Forças intermoleculares, do UOL Educação, ou outros textos que você considere interessantes.

2) Peça aos alunos que trabalhem em duplas ou trios, por um ou dois minutos, e que um deles conceitue os termos "evaporação" e "ebulição". Os outros devem ajudar a definir o conceito, através de perguntas.

3) Trabalhe com os alunos definições para evaporação e ebulição. Peça, agora, a eles que enumerem fatores que facilitam ou dificultam a ebulição de uma substância pura. Podem aparecer os fatores "calor latente" ou entalpia de vaporização, temperatura, massa molecular, polaridade, pressão, entre outros, dependendo da turma - se de iniciantes ou de revisão.

4) Trabalhe rapidamente os fatores que surgirem, discutindo quais os que tem maior importância (temperatura, polaridade e massa) e deixe de lado outros (como pressão e entalpia), para manter o foco. Esses outros fatores poderão ser discutidos em outra aula.

5) Como fica a ebulição em misturas? Será que moléculas de diferentes substâncias interagem? Claro que sim, mas isso não altera o raciocínio geral do item 6, a seguir.

6) Dadas as misturas de etanol (pe = 78°C) e água (pe = 100°C), de água e sal (1413°C), propano (-42°C) e butano (-0,5°C), ou outras, qual a substância que sai "antes"? Para fazer essa análise, uma boa idéia é, em, mais ou menos, uns 5 minutos:

Listar as substâncias sem os pontos de ebulição e pedir que os alunos dêem seus palpites, com base nas substâncias que conhecerem;

Ainda antes de dar a resposta correta, mostrar como é a estrutura de cada uma das moléculas, desenhando no quadro e indicando quando houver polaridade, especialmente para as moléculas orgânicas. Novos palpites aparecerão.

Finalmente, escrever os pontos de ebulição das substâncias. Nesse ponto ficará claro para os alunos como as pontes de hidrogênio de uma molécula pequena como a da água são importantes.

Analisando os dados, os alunos inferirão, corretamente, que a substância com menor ponto de ebulição em cada par é a que sai "antes" da mistura.

1) Dada a mistura de gases que é apresentada no texto "Gases nobres", qual a ordem provável de "fervura" de cada gás?

2) Explique que a destilação é uma operação antiga, desenvolvida ainda na Idade Média, e de grande utilidade. Peça exemplos, (álcool e petróleo são os mais comuns).

3) Faça o mesmo com a evaporação - também uma operação muito antiga, cujo exemplo mais comum é a extração do sal da água do mar.

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com