TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metotologias Emergentes No Ensino Da Educação Física

Projeto de pesquisa: Metotologias Emergentes No Ensino Da Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 13

Metodologias emergentes no ensino da Educação Física

Prof. Amauri A. Bássoli de Oliveira

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo apresentar as propostas metodológicas emergentes na área da Educação Física. Caracteriza-se como sendo um estudo do tipo descritivo. Como estratégia metodológica utilizou-se da bibliografia específica relacionada ao tema, e da aplicação de um questionário aos idealizadores das propostas apresentadas sobre os pontos: referencial teórico; objeto de estudo; conteúdos básicos; enfoque metodológico; relação professor - aluno; avaliação. Entendeu-se como propostas metodológicas emergentes da área: metodologia aberta; metodologia crítico-superadora; construtivista e metodologia crítico-emancipadora. Como ponto conclusivo pode-se perceber que mesmo utilizando-se de referenciais teóricos distantes as propostas têm como objetivo a idealização e aplicação de uma Educação Física preocupada com a transmissão e produção de conhecimentos significativos dentro do processo escolar, assim como, enfatiza-se o papel da ação docente, da ação problematizadora e participativa em todas as etapas do ensino.

Palavras-Chave: metodologia de ensino; metodologia da Educação Física; metodologia

Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente das demais áreas do conhecimento. A busca por uma estratégia metodológica que possa dar conta das novas necessidades educacionais é uma constante. O ensino vem, historicamente, buscando organizar meios e formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o mesmo.

As tendências educacionais, bem trabalhadas por Libâneo e Saviani, já foram apresentadas e classificadas de várias formas. Na forma apresentada por LIBÂNEO (1983) o ensino passou por um período denominado de tradicional onde apareceram as tendências Liberal Conservadora; Renovada Progressista e Renovada Não-Progressista e, por um período denominado progressista onde apareceram as tendências Progressista Libertária, Progressista Libertadora e Progressista dos Conteúdos.

Em relação a Educação Física nós temos os trabalhos desenvolvidos por GHIRALDELLI JR. (1989) que a partir de um levantamento histórico destaca “... cinco tendências da Educação Física Brasileira: a Ed. Física Higienista (1930); a Ed. Física Militarista (1930-1945); a Ed. Física Pedagogicista (1945-1964); a Ed. Física Competitivista (pós 64) e, finalmente a Ed. Física Popular”.

Mas podemos questionar, estas tendências educacionais com suas respectivas propostas metodológicas têm sido colocadas em prática? Lamentavelmente nós poderemos constatar através de estudos apresentados por OLIVEIRA (1988; 1992), BRACHT (1989; 1992); GUILHERMETI (1991); KUNZ (1991; 1994); e outros, que as tendências metodológicas são propostas que sucumbem antes mesmo de serem testadas e colocadas efetivamente em prática. E quais são os fatores que podem estar impedindo que novas formas de abordagens de conteúdos dentro da escola possam ser colocadas em prática? Categoricamente podemos citar que se trata: da falta de preparo que têm os professores para o enfrentamento de novas estratégias metodológicas; da falta de interesse em estimular novas abordagens metodológicas; da condição de refratário do conhecimento que os docentes assumem no ensino; da estabilidade empregatícia que os docentes têm dentro do sistema educacional e do medo da instabilidade frente a novos conteúdos e estratégias metodológicas, pois seria um risco desnecessário, já que não são cobrados para tal ação.

Entretanto, mesmo frente a este quadro de dificuldades e incertezas na apresentação de propostas metodológicas, a área da Educação Física tem, nos últimos anos, procurado criar estratégias e apresentar novas formas reflexivas do entendimento e aplicação da Educação Física na escola. Este esforço, mais uma vez, vemos que tem sido pequeno frente aos problemas gerais que a área possui em relação ao entendimento de toda a comunidade sobre a Educação Física. Infelizmente, a Educação Física é entendida como atividade dentro do processo educacional, é resolvida como uma prática sem interesse para a formação integral dos educandos e assim por diante. Uma prova bastante evidente deste fato foi a última medida adotada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que acaba de retirar a Educação Física das séries iniciais através de regulamentação estadual (1995). Isto é prova, mais do que evidente, que o trabalho que temos pela frente é muito grande e necessita de muita força de vontade, persistência e, acima de tudo, competência profissional.

Mas, como dito anteriormente, a área tem criado estratégias e encaminhamentos metodológicos diversificados dentro da Educação Física. Podemos dizer diversificado, porém, não distantes frente aos objetivos traçados pelas mesmas, que seria o de oferecer uma “disciplina” de Educação Física no sistema escolar com enfoque à formação integral dos sujeitos do processo, assim como, com um corpo de conhecimentos historicamente produzidos e útil a todos visando a autonomia frente a estes conhecimentos tratados.

Hoje, a Educação Física conta com quatro propostas de destaque dentro dos aspectos metodológicos: metodologia do ensino aberto; metodologia crítico-superadora; metodologia construtivista e metodologia crítico-emancipadora.

A seguir, iremos apresentar pontos de destaque dentro de cada uma das tendências metodológicas citadas, enfatizando que os dados aqui apresentados são frutos de respostas oferecidas pelos próprios idealizadores das propostas a este pesquisador. Os pontos a serem apresentados prenderam-se a: idealizadores da proposta (os responsáveis pela criação e apresentação da proposta); referencial teórico (quais os pesquisadores e/ou teorias que embasaram a fundamentação teórica da proposta); tendência educacional (dentro das tendências educacionais como se classificaria a proposta apresentada); objeto de estudo (em específico a Educação Física, qual seria o entendimento de objeto de estudo da proposta); objetivos gerais (quais são os obejtivos gerais que a proposta apresenta para ser trabalhada na Educação Física); seriação escolar (a proposta apresenta alguma sugestão de alteração na seriação escolar vigente ou ela se aplica normalmente à mesma); conteúdos básicos (quais são os conteúdos básicos definidos pela proposta para serem trabalhados na Educação Física); enfoque metodológico (como é entendido o aspecto metodológico dentro da proposta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com