TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macro Economia

Trabalho Escolar: Micro E Macro Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS ........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho é apresentado a nova opção de contratação informal feita pelas grandes empresas, deixando para traz o modelo de contratação tradicional, que são as pessoas que trabalham para o mesmo patrão, essa nova tendência que exibe mais espaço entre as organizações é o chamado freelancer , termo que serve para descrever práticas de trabalho que vão além dos modelos tradicionais, freelancer são pessoas que trabalham sem vínculos formais na empresa, e é tido como uma melhor opção de forma de trabalho devido as boas vantagens que traz ao candidato.

Para suportar esse tipo de contratação, a empresa tem que ter em sua estrutura a flexibilidade, deixando de lado, os modelos de gestão utilizados antigamente, que foram estudados pelos geniosos estudiosos Taylor, Fayol, Weber e outros.

Será abordado neste trabalho, os tipos de organizações e de gestões, dentre elas, quais são os modelos mais eficientes e como é a sua estrutura organizacional , á adaptação da flexibilidade para suportar essa nova tendência que veio para ganhar espaço e substituir o modelo tradicional de emprego , trazendo mais resultados e menos custos as empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Discorrendo sobre a primeira questão, vemos que, as organizações flexíveis tem a capacidade de adaptação constante e criam um ambiente estável para mudanças contínua, desenvolvendo novas estratégias e adaptando – se ás novas realidades do mercado, exigindo criatividade e habilidade, assim destaca-se das outras por ter a capacidade de adaptarem-se as necessidades do cliente, do mercado, das mudanças da economia, entre outros.

As estratégias de reestruturação empresarial vêm buscando formatos mais flexíveis para as organizações empresariais.

"O modelo de produção de Henry Ford, então, predominante - baseado na produção de massa, em economias de escala e nas grandes empresas integrada verticalmente - foi descartado devido a sua rigidez e ineficiência no novo ambiente competitivo." (Maximiano, 1997).

As pequenas empresas de hoje devem ser flexíveis, ou correm o risco de fracasso. Rápidas mudanças significam vantagem das organizações flexíveis sobre as empresas que estão presas em seus caminhos. A organização rígida, não consegue se adaptar, por isso não consegue vencer quando seus desafios surgem, a organização flexível responde a mudar crescendo, reconhecendo a mudança e aprende a usá-la para maximizar a competitividade.

A empresa flexível está disposta a tentar novas abordagens, mesmo quando as velhas formas estão funcionando bem, dão aos trabalhadores mais opções, tornando mais fácil para eles cumprir com seus compromissos, devido à flexibilidade de horário ou função. Um funcionário flexível é aquele cuja horas de trabalho é diferente da tradicional turno regular de 40 horas semana de trabalho, embora eles devam concluir um numero acordado de horas durante um período de pagamento, um emprego flexível pode fornecer aos funcionários um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o funcionário burocrático exerce sua função em tempo integral e seu trabalho é recompensado por um salario regular e á perspectiva de avanço em uma carreira por toda a vida. Apenas as empresas com estrutura flexível é capaz de suportar a contratação de profissionais sem vínculos formais, é vantajoso tanto para empresa quanto para o profissional, a organização rígida ou burocrática não suportaria tal vinculo devido à imposição de regras e divisão de responsabilidades e especialização do trabalho.

Burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema. Max Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas de associação.

“Comparar os mecanismos burocráticos com outras organizações é o mesmo que comparar a produção da máquina com outros modos não mecânicos de produção.” (MAX WEBER)

A teoria burocrática se originou da necessidade de organização das empresas que cresciam em tamanho e complexidade de operações, era necessário um modelo de organização racional que abrangesse tanto as variáveis envolvidas quanto o comportamento dos participantes, aplicável não só á fábrica, mas todas as áreas e atividades da empresa. O modelo burocrático tem como desvantagens o individualismo, impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários e incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, pois esta focado mais em normas do que em objetivos, mas , também tem suas vantagens que é na definição de cargos, na rapidez de processos de decisão e na padronização de operações.

Nos dias hoje, pode – se perceber que o modelo mais utilizado nas empresas é o modelo flexível, pois têm grandes diferenças do modelo usado anteriormente que é o burocrático, as organizações que adaptam em sua estrutura o modelo flexível têm resultados mais eficientes, em certas empresas ainda é usado alguns princípios do modelo burocrático, neste modelo , a estrutura organizacional é rígida e definida, seu comando é baseado na hierarquia e único, os cargos são ocupados por especialistas, as decisões são centralizadas e a comunicação é vertical , é um ambiente estável e permanente, já no modelo flexível , a estrutura organizacional é adaptativa e transitória, a autoridade é baseada no conhecimento, os cargos e tarefas são provisórias , as decisões são descentralizadas e a comunicação é horizontal, é um ambiente instável e dinâmico.

A respeito da segunda questão, destaca – se que as grandes empresas de tecnologia e internet, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos, se encontra entre essas empresas FACEBOOK,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com