TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macro Economia

Trabalho Escolar: Micro E Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIAS .........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Para um melhor entendimento dessa produção textual e pela questão harmônica do texto, o grupo optou-se por redigir de forma corrida as informações pesquisadas e, nesse âmbito procura mesclar os conteúdos estudados no semestre em curso.

O estabelecimento comercial escolhido como alvo da investigação está situado à Praça Izidro Viana, S/nº, próximo ao Banco Bradesco, em Piatã, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil e recebe o nome fantasia de “Supermercado Bela Sombra”.

A justificativa para a escolha desta empresa é o fato de ter sido a única da localidade a abrir as portas para a que a pesquisa de campo fosse feitacom o intuito de forneces o conhecimento a fundo do dia-a-dia do comércio, tornando assim a atividade mais dinâmica e prazerosa em sua construção.

DESENVOLVIMENTO:

A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.

Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplo, soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos.

Os agentes da demanda - os consumidores - são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade. No Direito utilizou-se a conceituação econômica para se definir consumidor: pessoa natural ou jurídica que no mercado adquire bens ou contrata serviços como destinatário final, visando atender a uma necessidade própria. Deve-se salientar que o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor considera o consumidor como hipossuficiente, uma vez que entre fornecedor e consumidor há um desequilíbrio que favorece o primeiro.

O Supermercado Bela Sombra atua no comércio em atacado e varejo de produtos alimentícios, higiene, cosméticos, produtos de limpeza, utilidades domésticas, variedades, frios e congelados. Atualmente está comemorando o seu 8º aniversário e conta com a fidelidade de aproximadamente 5.000 mil clientes em Piatã e região, já que possui uma filial no povoado de Bela Sombra (zona rural da cidade) de onde o dono do equipamento é oriundo.

Está elencada como uma micro empresa, tendo hoje 52 funcionários cuidando de diversas funções, que vão, desde a limpeza, até a direção do mercado e filial. A sua fiel clientela é formada por pessoas simples, com poder aquisitivo mediano e que, em sua maioria fazem compras no crediário, pagando suas dividas ao final de 30 dias corridos após a compra.

A direção do estabelecimento está sempre preocupada com o bom atendimento aos clientes, com a qualidade dos produtos ofertados e com o preço que estes produtos são repassados para seus consumidores, pois a política dentro da empresa é que o cliente satisfeito além de voltar a comprar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com