TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia Adm; 1a Semestre

Artigo: Micro E Macroeconomia Adm; 1a Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO:

1=MICROECONOMIA E MACROECONOMIA;

Inflacao,taxa de juros e taxa de cambio.

2=METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTAO EMPRESARIAL.

Medidas descritivas(medidas de tendencia central, medidas de dispersao, tecnicas de amostragem probabilisticas) e Numeros indices.

3= ETICA, POLITICA E SOCIEDADE

Limites da utilização de estrategias utilizadas para conquista do publico na manutenção de uma gestão ètica nas organizações e que tipo de politica deve ser adotada para sua manutenção.

“TRABALHO ELABORADO COM BASE NOS LIVROS ESTÉTICA (REGIS GARCIA) UNOPAR, TEORIA ECONOMICA(MARCO AURELIO ARBEX) UNOPAR, E CONTEUDOS PESQUISADOS NA WEB”.

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA:

A Inflacão: de acordo com Sandroni(1999)è o aumento persistente e generalizado dos preços, resultado em uma perda do poder de compra da moeda. O autor observa que a inflação possui autonomia para se auto-alimentar por meio de reações em cadeia (a elevação de um preço “puxa” a elevação de outros), configurando a chamada “espiral inflaçionaria”.

Vasconcellos e garcia (2006) observam que uma seria distorção cauasda pela inflação è a reducao do poder aquisitivo das pessoas, principalmente assalariados, que não tem seus rendimentos automaticamente aumentados quando os precos sobem (ao contrario de fabricantes e comerciantes, que muitas vezes conseguem repassar o aumento dos custos para o consumidor final).

Taxa de Juros: de acordo com Troster e Mòchon(2002), pode-se definir juros como o preco de um emprestimo. Por exemplo: Joao decide aplicar parte de seu salario em um banco, ao invez de consumir bens ou serviços com esse dinheiro. Dessa forma, João està emprestando dinheiro ao banco e, consequentemente, deixando de consumir no presente. Ao abrir mao desse consumo no presente, a pessoa deve receber uma compensação no futuro, que são os juros. Da mesma forma, Josè decide comprar uma geladeira que custa r$1.000.00, mas não tem dinheiro disponivel no momento;Jose, então, compra à prazo em uma loja dee eltrodomesticos. Ao comprar a prazo, ele esta emprestando dinheiro da loja, que cobra um premio por emprestar esse dinheiro. Assim funciona o sistema de juros.

METODOS QUANTITATIVOS:

Numeros Indices: são medidas usadas para comparar grupos de variaveis que possuem algum relacionamento entre si de tal forma que seja possivel a obtenção de um quadro organizado dos comportamentos das variaveis dentro desse grupo selecionado como, por exemplo: a variação de preço do produto A num determinado espaço de tempo ou uma comparação do produto A com o produto B em termos de preço em um determinado periodo de tempo.

Tecnicas de Amostragem Probabilistica:

Aleatoria simples;

Todos os elementos da população e da subpopulação tem a mesma probabilidade de serem selecionados, assim tambem todas as amostras possiveis. Nesse tipo de amostragem, não há qualquer criterio de divisao da populacao para a retirada da amostra.

Aleatoria Estratificada;

E a separação da popuação em extratos com comportamento homogenio. O processo e igual ao aleatorio simples, apenas se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Esse tipo de amostragem e indicado para populacoes nas quais e possivel a identificacao de subpopulacoes homogeneas e, alem disso quando apresentam caracteristicas que interferem nas analises que serao desenvilvidas.

Aleatorio por Conglomerado;

Divisao da populacao em subgrupos heterogeneos, o mais semelhante possivel a populacao. Assemelha-se a estratificada, porem, não preve um criterio para a separacao dos grupos. Nesse caso primeiro se separa a populacao em conglomerados, por exemplo, no casode uma cidade, em regioes, bairros, ruas e etc... faz-se uma selecao primaria pelo sistema aleatorio simples dos conglomerados e depois dos conglomerados selecionados.

Amostragem Sistematica;

E a forma pela qual, a partir da selecao de um primeiro elemento, fazem-se as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com