TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Artigos Científicos: Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  6.648 Palavras (27 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 27

LEMENTOS BÁSICOS DE MACROECONOMIA

Caro aluno, você deve lembrar que em nossa Web Aula Unidade I vimos que os estudos de economia se dividem em Microeconomia e Macroeconomia. Pois bem, nesta unidade, vamos estudar a Macroeconomia. Nesta área do conhecimento, devemos ter em mente que o grande agente econômico é o governo, ele atua por meio da política econômica e, desta forma, interfere na atividade produtiva.

Ao elaborar a política econômica, o governo é guiado pelos objetivos que deseja atingir e os instrumentos de política que ele pode utilizar para isto. É com o objetivo de entender a atuação do governo na economia que vamos estudar esta primeira unidade.

A Macroeconomia moderna tem origem nos estudos de John Maynard Keynes. Este teórico, ao observar os fatos econômicos e mais especificamente a crise de 1929 criou e desenvolveu mecanismos que permitiam descrever e direcionar a atividade econômica. Assim, os agentes econômicos se informam sobre as políticas econômicas e reagem a elas, por isto, na Macroeconomia dá-se atenção especial ao Governo porque é dele que emanam as políticas.

O governo adota políticas visando atingir objetivos. Vários são os objetivos de política econômica, entretanto, vamos nos ater a quatro objetivos fundamentais que englobam as principais necessidades de participação do Estado para o real atendimento do papel de um governo, que são: crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio das contas externas e melhor distribuição da renda gerada no país.

O primeiro destes objetivos é o crescimento econômico ele é entendido como “[...] aumento da capacidade produtiva da economia e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado país ou área econômica.” (SANDRONI, 1999, p. 141). A forma mais tradicional de se medir o crescimento econômico dos países é acompanhando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e também pelo PIB per capta, isto é, o PIB dividido pela população do país. O PIB representa a soma de tudo o que foi produzido no país. O crescimento do PIB é medido em termos percentuais e que representam a variação da produção do país de um período em relação a outro período anterior.

PARA SABER MAIS

Renda per capita significa a média da renda do país, ou seja, em média quanto cada habitante teria de renda. Seu cálculo resulta da divisão da renda total pelo número de habitantes do país.

Nas economias de mercado, o crescimento econômico ocorre dentro de um marco legal, no qual três instituições são cruciais na geração de incentivos para promover o ambiente favorável ao crescimento, são elas: os mercados, os direitos de propriedade e a intermediação monetária.

Os três estão interligados da seguinte maneira: os mercados garantem que haverá eficiência, pois a tendência ao equilíbrio entre as quantidades ofertadas e demandadas eliminará tanto o excesso quanto a escassez nos diversos mercados (produtos, serviços, trabalho, moeda, etc.), mas para que isto ocorra é necessário ter um marco jurídico legal que estabeleça os direitos e obrigações dos envolvidos para que qualquer conflito possa ser resolvido dentro deste marco legal desta forma, agiliza-se o processo de tomada de decisão por parte dos agentes econômicos (empresários, governo, trabalhadores, instituições, etc.), além disso, a existência da moeda facilita as transações de compra e venda nos mais diversos mercados.

Assim, a medida em que as economias crescem, é necessário desenvolver incentivos para que as trocas, a produção e o consumo continuem sendo estimulados na economia. Na atualidade, a grande maioria dos economistas concorda que estes estímulos surgem de três fontes distintas, são elas: Investimento e Poupança; Capital Humano e Tecnologia.

É importante distinguir crescimento econômico de desenvolvimento econômico. Quando buscam promover o desenvolvimento econômico procuram atingir melhores níveis de qualidade de vida para seus cidadãos. Geralmente, o desenvolvimento econômico de um país é medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano IDH. A elevação do IDH surge como resultado do aumento da renda real per capita por um longo período de tempo, é um índice que contempla três dimensões que são: expectativa de vida ao nascer, acesso à escolaridade e renda per capita.

LINK

Você pode conferir no link abaixo mais detalhes da estimativa do IDH 2011.

http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2011_EN_Tables.pdf

Também é importante distinguir desenvolvimento econômico de desenvolvimento sustentável, uma definição mais divulgada do conceito é “[...] aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem também as suas” (NOSSO FUTURO COMUM, 1991, p. 9). As políticas econômicas que pretendam atingir estes objetivos devem trabalhar sobre um tripé que contemple a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade sociopolítica.

LINK

Você pode ler mais sobre este assunto consultando o link

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel

O segundo objetivo de política macroeconômica é o controle da inflação. Na maioria dos países sempre existe inflação, portanto, o ideal é mantê-la sobre controle e em níveis aceitáveis, isto porque o descontrole inflacionário pode trazer uma série de consequências para a economia.

As principais consequências da inflação são: afeta a distribuição de renda; eleva a taxa de juros nominais; desconfigura a noção de preços relativos; reduzem os prazos das aplicações financeiras; aumentam a dívida do governo, entre outros que você pode encontrar pesquisando na internet. A inflação é definida como:

Aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. É um fenômeno monetário, e isso coloca uma questão básica: se é a expansão da oferta de moeda que tem efeito inflacionário ou se ela ocorre como resposta à maior demanda de moeda provocada pela inflação (SANDRONI, 1999, p. 301).

Podemos complementar o conceito acima indicando que a inflação é o aumento contínuo e generalizado nos preços, registrado por um índice de preços e, se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos.

Mas qual seria então, a origem da inflação? Os estudos apontam para três fontes de inflação: os custos, a demanda e a inércia inflacionária. A Inflação de custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com