TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Exames: Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 3

1. Uma empresa paga anualmente a seu contador honorários no valor de $10.000. Este custo é explícito ou implícito?

Os custos explícitos são pagamentos efetivos, que incluem, portanto, todos os custos que envolvam uma transação monetária. Um custo implícito é um custo econômico que não envolve necessariamente uma transação monetária, apesar de estar associado ao uso de recursos pela empresa. Quando a empresa paga a seu contador $10.000 como honorários anuais, ocorre uma transação monetária: o contador oferece seu tempo em troca de dinheiro. Logo, os honorários anuais são custos explícitos.

3. Diga se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas e explique por quê.

a. Se um empresário não paga salário a si mesmo, o custo contábil é zero, mas o custo econômico é positivo.

Verdadeira. Uma vez que não há transação monetária, não há custo contábil, ou explícito. Entretanto, uma vez que o empresário poderia estar trabalhando em qualquer outro lugar, há custo econômico, que é positivo, refletindo o custo de oportunidade do tempo do empresário. O custo econômico é o valor da melhor alternativa seguinte, ou o valor que o empresário ganharia se ele tivesse o melhor emprego seguinte.

b. Uma empresa que tenha lucro contábil positivo não necessariamente tem lucro econômico positivo.

Verdadeira. O lucro contábil considera apenas os custos monetários, explícitos. Uma vez que pode haver alguns custos de oportunidade que não tenham se caracterizado totalmente como custos monetários explícitos, é possível que, quando os custos de oportunidades forem acrescentados, o lucro econômico se torne negativo. Isso indica que os custos da empresa não estão sendo empregados do melhor modo.

c. Se uma empresa contrata um trabalhador atualmente desempregado, o custo de oportunidade de utilizar os serviços desse trabalhador é zero.

Falso. O custo de oportunidade mede o valor do tempo do trabalhador, que tende a ser diferente de zero. Embora o trabalhador esteja temporariamente desempregado, ele ainda tem habilidades, que têm um valor e tornam maior do que zero o custo de oportunidade da contratação do trabalhador. Além disso, uma vez que o custo de oportunidade é o equivalente da melhor opção seguinte do trabalhador, ele pode encontrar um trabalho melhor em que suas habilidades sejam utilizadas de maneira mais eficiente. Há também a possibilidade de que ele faça trabalho não remunerado, como cuidar voluntariamente de crianças ou pessoas idosas, que tem valor para a pessoa que está recebendo o serviço.

4. Suponhamos que o trabalho seja o único insumo variável no processo produtivo. Se o custo marginal de produção vai diminuindo à medida que mais unidades são produzidas, o que podemos dizer sobre o produto marginal do trabalho?

O produto marginal do trabalho deve ser crescente. O custo marginal da produção mede o custo adicional de uma unidade a mais de produção. Se os custos forem decrescentes, então dever ser necessário menos unidades de trabalho para fazer a unidade adicional de produção, uma vez que o custo adicional se refere ao custo adicional do trabalho. Se são necessárias menos unidades de trabalho adicional para que se faça uma unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com