TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Artigo: Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01: COM RELAÇÃO ÀS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA ECONOMIA, EXPLIQUE OS SEGUINTES FENÔMENOS:

a) Inflação (VALOR = 0.50)

Resposta: A Inflação é um fenômeno inerente ao capitalismo e existe em todos os países, no entanto nas economias em desenvolvimento os aumentos da inflação são constantes, em função do desequilíbrio da economia, portanto a estabilidade dos preços é uma meta do governo. Em períodos de inflação alta, em que os preços chegam a sofrer reajustes diários, a população não retém dinheiro, pois ele se desvaloriza muito rápido. Tão logo recebem o dinheiro as pessoas compram mercadorias, pois se deixarem para o dia seguinte não conseguirá comprar tudo o que conseguem comprar hoje.

b) Desemprego (VALOR = 0.50)

Resposta: O desemprego na força de trabalho é um problema macroeconômico que afeta diretamente os cidadãos, quando estamos desempregados temos a perda no padrão de vida e obtendo uma série de preocupação. O elevado nível de desemprego do país é produto de alguns fatores simultâneos como modernização tecnológica, inserção passiva na economia internacional e sobre tudo, baixa nível de crescimento econômico.

QUESTÃO 02: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO, RESPONDA:

a) Que tipo de política fiscal deve ser adotado neste caso? (VALOR = 0.50)

Resposta: Política fiscal Expansionista.

b) Quais os instrumentos de política fiscal que devem ser adotados? (VALOR = 0.50)

AUMENTO DOS GASTOS DO GOVERNO E REDUÇÃO DOS IMPOSTOS

c) Qual é a consequência positiva dessa política? (VALOR = 0.50)

Resposta: defender a remuneração dos cidadãos, Impostos mais baixos, para aumentar o rendimento disponível ao consumidor, causando aumento de consumo e investimento das empresas.

d) Qual é a consequência negativa dessa política? (VALOR = 0.50)

Como consequência negativa, temos que, se não houver estímulo do lado da produção, pode haver um excesso de demanda em relação à oferta e resultar em inflação. Outra consequência é que com a redução da arrecadação e/ou aumento dos gastos do governo, as contas do governo podem acabar deficitárias.

QUESTÃO 03: DEFINA: (VALOR = 1.50)

a) Taxa de câmbio (VALOR = 0.50)

Resposta: É a conversão da moeda, é o preço da moeda estrangeira em termo da moeda nacional, a taxa de câmbio Real/Dólar é o preço de uma unidade de dólar em relação ao real.

QUESTÃO 04: DEFINA

a) PIB (produto interno bruto) (VALOR = 0.50)

Resposta: Produto Interno Bruto representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado, não importando se a empresa que produziu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com