TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroecomia

Monografias: Microeconomia E Macroecomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE DE MERCADO:

Segmento de Negócio revenda de Móveis.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a proposta de mostra que, uma boa administração necessita de informação para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final. É indispensável a todo processo de projeção de investimento em outro segmento a reestruturação e quais os objetivos a serem alcançados. Fazer o levantamento dos recursos disponíveis, dos recursos a serem capitados e qual o valor do capital empregado.

Sendo importante o orçamento e a projeção, o orçamento é um plano gerencial, que implícita nas tomadas providenciais positivas, já a projeção é uma previsão daquilo que provavelmente acontecerá. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos gestores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, são tabelados para formar o fluxo projetado, com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.

Uma das principais barreiras para o desenvolvimento das empresas, ainda é o financiamento pela alta taxa de juros, sendo necessário avaliar as várias linhas de crédito disponíveis no mercado financeiro.

A empresa estando em fase de operar em um novo segmento, necessita de recursos para financiar os novos projetos, porém, é importante fazer um balanceamento para se adequar a melhor linha de financiamento, atingindo o objetivo estipulado.

.

2 DESENVOLVIMENTO

O planejamento financeiro se faz necessário em toda área de uma empresa, uma gestão financeira eficaz torna-se um fator crítico de sucesso. Ainda que as projeções financeiras sejam apenas uma estimativa, torna-se de modo concreto quando temos maiores informações. Sendo que essas projeções servem para especificar quando e quanto às atividades deverão ser concretizadas. O planejamento financeiro é o processo formal que conduz a administração da empresa a acompanhar as diretrizes, as mudanças e quando necessário revir as metas já estabelecidas e visualizar com antecedência as possibilidade de investimento.

Orçamento é uma ferramenta que torna clara o propósito da empresa em termos financeiros, é uma ferramenta adotada para o controle das finanças, sendo que contempla duas das funções básicas proposta por Taylor (1978): o planejamento e o controle. Meyer Apud (1975) define de forma mais detalhada, descrevendo o orçamento da seguinte forma: [...] A gestão orçamentária se apóia em previsões, função das condições internas e externas da empresa. A partir dessas previsões, os responsáveis pela empresa recebem atribuições – programadas e meios – para um período limitado em valor e quantidade. Em períodos regulares, é efetuado um confronto entre esses orçamentos e as realizações, a fim de realças as diferenças que se verificarem. A explicação e a exploração dessas defasagens constituem o controle. (MEYER apud TUNG 1975, p. 22). "O sucesso e a solvência de uma empresa não podem ser garantidos meramente por projetos rentáveis e pelo aumento das vendas. "A crise de liquidez", isto é, a falta de caixa para pagar as obrigações financeiras sempre põe em perigo uma companhia”.

Todas as operações devem possuir um controle, este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que toda a administração do ativo é importante, pois de ter em mente os objetivos da administração financeira: liquidez e rentabilidade (ZDANOWICZ 1992). Conforme Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período Esse controle é útil tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo, pois segundo Zdanowicz (1992) é fundamental que o administrador financeiro saiba gerir corretamente os recursos alocados na massa patrimonial ativa da empresa [...] e independente do porte: micro, pequena, média ou grande empresa. Assim, a administração financeira ganha importância no sentido de auxiliar os administradores a tomarem decisões, tanto no que se refere aos financiamentos (qualquer busca de recursos), quanto a investimentos (aplicação destes recursos).

O fluxo de caixa projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa, o qual é a riqueza da mesma e o que gera o lucro. Na projeção de fluxo de caixa o ideal não é colocar somente o valor do financiamento que a empresa necessitará para desenvolver suas atividades ou um novo segmento, mas também quando ele será utilizado. O fluxo de caixa olha para o futuro retratando a situação real da empresa, diferente dos registros contábeis que se preocupa com o passado.

A projeção pode ser realizada mês a mês, trimestre a trimestre ou ano a ano, permiti analisar a forma como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação dos recursos, acompanhando o fluxo projetado com o realizado e identificando as variações ocorridas a as causas dessas variações.

O valor presente líquido é conhecido também como valor atual líquido, é capaz de determina o valor presente de pagamentos futuros, ou investimentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial, tendo como objetivo a viabilidade de um projeto.

A taxa interna de retorno de um fluxo de caixa da operação é a taxa real de juros da operação financeira, se ela for maior que o custo de oportunidade considerado, o projeto tem o valor presente líquido positivo, caso contrário será negativo.

PayBack descontado é uma técnica em que leva em consideração o dinheiro no tempo, isto é, o tempo necessário para obtermos um retorno do investimento feito. PayBack é uma relação entre o valor do investimento e o fluxo de caixa do investimento, o tempo do retorno indica em quanto tempo ocorre à recuperação do capital investido.

A lucratividade líquida de uma empresa é avaliada sobre as vendas, o ativo e ao patrimônio líquido.

O custo médio ponderado de capital representa o custo dos financiamentos de longo prazo de uma empresa, ou seja, o custo de capital.

O financiamento é uma operação bancária de antecipação de crédito com destinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com