TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Trabalho Escolar: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O UNIVERSO CONTÁBIL

Itaberaba - Ba

2012

O UNIVERSO CONTÁBIL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciências Contàbeis

Prof. Daniel Ramos Nogueira, Joenice Diniz e demais.

Itaberaba -Ba

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo demonstrar algum dos assuntos apresentados no 3° semestre, enfatizando varios pontos, dos seguintes assuntos: Aplicação Financeira, Avaliação de Estoque, Princípio da Entidade e Competência e Legislação Contábil.

O estudo da contabilidade abrange uma área muito extensa de conhecimento. As aplicações financeiras, avaliação de estoques, principio da entidade e competência, e entre outros assuntos que são fundamentai s na vida e na carreira profissional do contador.

Sobre as Aplicações Financeira, temos a dizer que uma ação representa a menor parcela em que se divide o capital de uma empresa organizada em forma de sociedade anônima (S.A.). Ao abrir uma S.A., os fundadores aportam recursos, financeiros ou não, que formarão o seu Capital Social. Com esses recursos eles comprar maquinas e equipamentos, pagam empregados, enfim, fazem a empresa funcionar. Para ter suas ações negociadas em mercados organizados, como as Bolsas de Valores, a empresa precisa registrar-se como companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CWM).

Como são negociadas diariamente as ações podem apresentar oscilações de preço. Quando há uma grande procura por ações, a tendência é de alta no seu preço; já quando ocorre o movimento inverso, ou seja, muitos investidores vendendo suas ações, o preço cai. É a chamada lei da oferta e da procura.

O investidor em ações é o sócio da empresa. Como sócio, tem direito a participar dos lucros da empresa, e poderá ganhar dinheiro com os dividendos distribuídos e com a valorização do preço de suas ações.

Já no que se relaciona a Avaliação de Estoque temos o Inventário Periódico, Inventario Permanente e a Avaliação dos Ativos.

O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo de fabricação, pois não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado. É chamado de periódico, porque o inventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só é levantado no final de um período. Este sistema apura o Custo Global de Fabricação de um determinado período, que pode ser um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou um ano, conforme o interesse da empresa. O Inventário Periódico é permitido pela legislação, por isto é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do Custo Global da produção de um exercício (ano), por isto sua utilidade é na maioria das vezes apenas contábil. Portanto a utilidade gerencial para a tomada de decisão deste sistema é restrita, pois só é possível apurar o Custo Unitário, se a empresa produzir um único tipo de produto. Já o inventario Permanente É aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, pois dá-se a baixa dto custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque.

No Inventário Permanente, é indispensável a utilização de um instrumento extracontábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.

Na avaliação do ativo há os valores de entrada e de saída. Os valores de entrada representam o volume de dinheiro, ou valor de alguma outra forma de compensação, pago quando um ativo ou seus serviços ingressam na empresa por meio de uma troca ou conversão. Os valores de entrada são: Custo Historico, Custo Historico Corrigido, Custo Corrente e o Custo Corrente Corrigido.

● Custo Historico: são nescessarios quando há a ocorrência de lançamentos a serem efetuados na contabilidade. É o valor original da transação, isto é, quanto custou a empresa à adquirir uma determinado ativo ou quanto custaram os insumos contidos no ativo , se foram fabricados.

● Custo Historico Corrigido: sua caracterização se dá pela modificação do custo historico, através de indicadores oficiais, os quais darão condições de trazer os valores mais próximos da realidade. Pode-se utilizar os valores lançados na contabilidade corrigidos ou atualizados por meio de indicadores oficiais.

● Custo Corrente: representam o preço de troca que seria exigido hoje para obter-se o mesmo ativo ou um ativo equivalente. Os custos correntes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com