TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Casos: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Pesquisa realizada na empresa Mega Áudio System, do ramo de som automotivo, rodas, pneus e acessórios em geral para veículos, localizada na cidade de Dianópolis – To. O objetivo é expor o desenvolvimento econômico da mesma e apresentar nossos conhecimentos adquiridos no segundo semestre do curso de Bacharelado em Administração.

2 DESENVOLVIMENTO

Esta empresa comercializa equipamentos de som e acessórios automotivos, tais como aparelho de som, amplificadores, rodas, pneus, capas de couro, tapetes de vinil, alto falantes, caixas acústicas, carrinhos de som em miniatura, xênon e outros produtos relacionados do segmento. Fornece também serviço de instalação, reparos e manutenção de toda linha de equipamento sonoro automotivo.

A maioria dos clientes são pessoas físicas do sexo masculino, embora a procura desses produtos pela classe feminina tenha crescido bastante nos últimos anos.

Devido à grande diversidade de produtos comercializados por este empreendimento, a faixa etária de idade varia entre: 9 a 12 anos 10%, 13 a 17 anos 22%, 18 a 25 anos 30% e acima de 26 anos 38% das vendas. A renda média dos clientes é de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais e engloba todos os níveis de escolaridade.

A maioria dos clientes tem preferência por equipamentos da marca PIONNER, dentre os mais comercializados estão os aparelhos de som, auto falantes e caixas acústicas. Na ocorrência de aumento de preço nestes produtos não há interferência na preferência dos clientes e os mesmos optam por comprar a marca preferida. E por haver uma grande demanda o estoque é freqüentemente abastecido, evitando assim uma possível falta destas mercadorias. Quando acontece a falta do item o cliente aguarda a chegada do mesmo na loja.

Como há uma grande variedade de preços e produtos, o gasto médio fica em torno de R$ 300,00 (trezentos reais) por cliente, nas quais variam também as formas de pagamento. Dependendo do valor da compra o cliente pode pagar parcelado no cartão de crédito, cheque ou boleto bancário, dentre elas a mais utilizada é o cartão de crédito.

Para evitar o aumento excessivo nos preços à empresa busca comprar em grandes quantidades obtendo assim maiores descontos nas compras, e pagando sempre a vista ou no máximo com entrada e o restante em 30 dias. Mesmo com aumento da inflação interferindo nos custos, devido ao sistema de compra utilizado pelo estabelecimento consegue manter o valor, fazendo com que os clientes não sintam esta diferença, e por ter um preço diferenciado nem sempre é realizado promoções ou liquidações de itens.

Para uma demarcação nos valores que constantemente são revisados existe uma preocupação com o concorrente, onde o preço diferenciado conquista o maior numero de clientes, e conseqüentemente o aumento das venda e lucratividade. E por ter vários concorrentes locais que são as lojas de som automotivos, lojas de acessórios e lojas de pneus este empreendimento procura inovar para estar constantemente a frente, pois os opositores utilizam continuamente o anuncio em publicidade volante, nos programas de rádios e as vezes promoções para tentar atrair mais clientes.

Esta empresa busca continuamente conscientizar seus funcionários à importância do trabalho em equipe, bom atendimento e qualidade na prestação de serviços, para que os clientes saiam satisfeitos e possam retornar mais vezes e estarem indicando outros. Utiliza – se também de métodos de pesquisas onde os funcionários e principalmente os clientes possam dar suas opiniões, elogios e sugestões, para isso a empresa disponibiliza para seus clientes um questionário onde serão analisados todos os pontos positivos e negativos da empresa além do grau de satisfação de cada um.

Com a utilização dos métodos estatísticos principalmente os Números Índices, tabelas, gráficos e as curvas de distribuição o gestor consegue estar ciente do desenvolvimento da empresa e manter o controle dos preços, estoques e produtos a serem comercializados. Consegue também estabelecer metas e objetivos a serem alcançados para que o estabelecimento venha a cumprir seus compromissos e evitar prejuízos futuros.

Por ser uma microempresa ela é optante pelo simples nacional que é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com