TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Artigos Científicos: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 15

1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir noticias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de cambio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto pesquise na internet uma noticia sobre cada um destes termos como exemplo. Você pode seguir o seguinte esquema:

“A inflação. (coloque o conceito de). Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, (coloque o trecho, parte ou um resumo da noticia e complementar com algum comentário seu)”.

INFLAÇÃO

A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preço. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia.

A medição da inflação é feita através de uma cesta de consumo média da população.

PROCESSOS INFLACIONÁRIOS

Inflação prematura - processo inflacionário gerado pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido.

Inflação reprimida - processo inflacionário gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo.

Inflação de custo - processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção, por causa de uma redução na oferta de fatores de produção, o seu preço aumenta.

Inflação de demanda - processo inflacionário gerado pelo aumento do consumo com a economia em pleno emprego.

TAXA DE JUROS

Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento.

TAXA DE CAMBIO

Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Ela pode ser definida em termos directos (ao incerto) ou em termos indirectos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos directos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional A taxa de câmbio está definida de forma indirecta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira.

1) MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usa-la de maneira eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados á gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisão dentro do ambiente organizacional. Pesquise nas referencias indicadas pelo professor e escreva sobre os temas relacionados abaixo:

a. Medidas Descritivas

I. Medidas de Tendência Central;

II. Medidas de Dispersão;

III. Técnicas de Amostragem Probabilística;

b. Números-Índices

c. Deflação de Dados

MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL: MÉDIA, MODA E MEDIANA

As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central” se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores.

Média Aritmética é considerada uma medida de tendência central e surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.

Por exemplo, determinar a média dos números 3, 12, 23, 15, 2.

Ma = (3+12+23+15+2) / 5

Ma = 55 / 5

Ma = 11

A média dos números é igual a 11.

Moda (representada por “Mo”) de um conjunto de dados é definida como o valor de maior freqüência, isto é, o valor que mais aparece, daí seu nome.Se o peso (em Kg) correspondente a nove pessoas são: 82; 65; 59; 74; 60; 67; 71 e 73 estes nove dados não possuem uma moda, sendo um conjunto amodal. Por outro lado, se a distribuição de peso de 15 pessoas for: 63; 67; 70; 69; 81; 57; 63; 73; 68; 63; 71; 71; 71 e 83, possui duas modas (63 e 71 Kg). Neste caso a distribuição diz-se bimodal. Será unimodal no caso de apresentar uma só moda e multimodal se apresentar várias modas.No caso de dados agrupados em tabelas de frequências, o cálculo é feito por:

Onde:

I = limite inferior da classe que contém o valor modal;

f1 = frequência da classe que contém o valor modal

f0 = frequência da classe que precede a classe modal

f2 = frequência da classe que sucede a classe modal

h = tamanho do intervalo de classe

Mediana é um conjunto de informações observadas é definida como o arranjo das observações em ordem de grandeza. Assim para o conjunto de dados: -7; -3; 0; 2; 4; 5; 5,5; 6; 8; 12 e 15, a mediana é 5 (Md = 5).Contudo, quando há valores repetidos, a sua interpretação não é assim tão simples. No caso de número de pessoas por família, 2; 2; 5; 5; 7; 7; 8; 8. A mediana seria a quantidade Md = 5, no entanto só existem duas famílias com o nº de pessoas inferior a 5 e há quatro com o nº superior a 5. A mediana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com