TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Trabalho Escolar: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 4

Perfil dos Clientes

Classes B, C, D e E

Homens

Mulheres

Casais

Fonte: Supermercado Avenida

C – Os consumidores agem de diversas formas diante de uma situação de compra, influenciados por fatores internos e externos, direta ou indiretamente. Durante a escolha de qual produto adquirir, o consumidor é influenciado por uma serie de fatores. Essas influências são percebidas no ato da compra. Uma pesquisa realizada pelo supermercado identificou que o produto preferencial de compra no supermercado é a carne, corte “Contra Filet” e “Alcatra” e o corte de carne alternativo, caso o cliente não encontre, o produto de sua preferencia é “Acem”. O preço médio gasto por cliente é de R$ 45,00, pagos em dinheiro, cartão de débito, crédito, cheques pré-datados e à vista.

D – O supermercado revisa regularmente seus preços. Cada produto necessita de margens de lucro adequadas para cobrir seus custos e manter sua operação saudável e operante. Depois de desenvolver estratégias de preços e analisar seus custos, o mercado-alvo, a concorrência e o canal são tomados à decisão de aumento de preços.

E - Segundo Sandroni (2000:301), "A inflação é o aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda". Ela é causada por um excesso da procura agregada sobre a oferta agregada. Isso acontece quando se procura mais do que se oferece, ou seja, quando os gastos superam os ganhos, provocando uma escassez de moeda.

Hoje, no entanto, essas empresas, para continuarem em num mercado extremamente competitivo, necessitam avaliar e analisar tanto os índices gerais de preços da economia como um todo, quanto saber qual sua respectiva influência no seu próprio índice interno de preços. O objetivo é, segundo Escodro (1988:11), traduzir todos os valores da empresa a um "denominador comum monetário" para realizar todas as análises econômico-financeiras possíveis e necessárias para sua gestão.

Não diferente, a inflação tem interferido nos preços sim, pois o supermercado repassa parte do percentual da inflação para os preços dos produtos básicos, pois a venda destes é expressiva e a margem de lucro pequena.

F – A empresa tem o cuidado para não tentar repassar inflação muito baixa ou muito alta para os seus produtos. Analisa com cuidado seus custos, o mercado em que está inserido e, sobretudo pensa no futuro do seu empreendimento da seguinte forma:

• Verifica quanto o custo aumentou;

• Sazonalidades (datas comemorativas, tais como: Páscoa, Festas Juninas, Natal e Reveillon);

• Inflação

G – A forma de pagamento mais utilizada pelo supermercado é à vista e a prazo vencendo com 15 ou 30 dias.

A empresa entrevistada faz comparativo de preços entre fornecedores porque a seleção desses é necessária, e sem ela, a empresa corre o risco de contratar fornecedores que não correspondam ao aumento na demanda por determinado material, ou por não estarem preparados para tal, ou por não oferecerem produtos com a qualidade exigida pela empresa e manter os preços mais baixos.

H – Como supermercado é necessário conhecer nossa concorrência. Acompanhamos os passos dos concorrentes, e quando possível aperfeiçoamos a estratégia corporativa em curto e longo prazo.

Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer as nossas próprias características - produtos que comercializamos, porte, os locais e a capacidade de atendimento, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes. Temos concorrentes fortes como Bretas Supermercado, Supermercado BH, Supermercado Cordeiro e várias mercearias.

OBS: A nossa empresa pesquisada, Supermercado Avenida preferiu não responder pelos concorrentes. Por questão de ética.

SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS

O método quantitativo utilizado no supermercado nas suas atividades diárias é o descritivo.

O estudo descritivo identifica, ordena e classifica as características dos fenômenos. Através desta dinâmica surgem novos estudos descritivos que podem explicar os fenômenos, ou seja, analisar as variáveis que influenciam ou causam o surgimento dos fenômenos.

Deve se considerar:

• A realidade;

• As características pessoais dos entrevistados;

• As possíveis interferências de outros fatores;

TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

A – A empresa pesquisada é de médio porte.

Uma empresa de médio porte, no Brasil, segundo o IBGE, é caracterizada pela quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com