TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineração Em Mato Grosso

Monografias: Mineração Em Mato Grosso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 4

Mineração em Mato Grosso

Setor mineral está entre os mais promissores de Mato Grosso. Prova disso é o crescente número de requerimentos de pesquisa e investimentos em solo estadual. Entre os minerais em estudo estão ouro, diamante, fósforo e potássio, ferro, calcário, cobre e outros. Os municípios onde foram identificados indícios e até mesmo comprovada a existência de minérios são Paranatinga, Alta Floresta, Aripuanã, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Nova Xavantina e Tangará da Serra. Dados do Departamento Nacional de Produção Mineral em Mato Grosso (DNPM) mostram que de janeiro a junho deste ano foram protocolados 575 requerimentos de pesquisa mineral no Estado. Em Guiratinga deve ter início a produção de minério de ouro. Também existem minas em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

Empresa-Produto

Grupo Fogliatt - Pedreira Tangará

Basalto

Atualmente a Pedreira Tangará, possui um dos mais modernos parque de maquinas do estado de Mato Grosso, tendo como primordial a qualidade de seus produtos. Produz pedras de diversas bitolas para atender os mais diversos segmentos da construção civil. por ser uma rocha dura e escura, é utilizada no enquadramento de portas e janelas, na pavimentação de ruas, na construção de casas. Os derrames básicos considerados de caráter fissural, denominados de Formação Tapira puã, afloram numa área de aproximadamente 115 km de extensão por 10 a 20 km de largura, na Serra de Tapira puã, município de Tangará da Serra, Mato Grosso.

Localização

Município de Tangará da Serra, Mato Grosso. A cidade de Tangará da Serra está localizada a aproximadamente 250 km de Cuiabá (MT) as margens da MT-358.

Fase – Concessão de Lavra em 27/12/1994

Area(há)500

Lavra

A abertura da pedreira de basalto é feita a partir da face exposta de um vale, compreendendo as etapas de: 1) descobertura da porção de solo, da rocha alterada e daquela sem diaclase horizontal e 2) o deslocamento do banco, ou seja, a liberação das placas de rocha (diaclasadas) com uso de explosivo de baixa intensidade. Uma vez individualizadas as placas de rocha, inicia-se o trabalho manual de separação das lajes, seleção e corte dos diversos tipos de produto. Os instrumentos utilizados são: cunhas, marretas, talhadeiras e formão. As lajes e peças são movimentadas ou carregadas na frente de lavra manualmente ou utilizando carros de mão. A Figura mostra esquematicamente um perfil de pedreira de basalto, a meia encosta, que aproveita a exposição da zona do basalto tabular para estabelecer a frente de lavra.

Empresa

Yamana Gold

A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro, áreas para produção desse metal em estágio de desenvolvimento e áreas em pesquisa e com direitos no Brasil, Chile, Argentina, México e América Central. O plano da Yamana é continuar a crescer por meio da expansão e do aumento da produção das minas em funcionamento e de avanços nas áreas de pesquisa, além de permanecer atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro nas Américas.

Localização

Município de Pontes e Lacerda, Mato grosso, a cidade de Pontes e Lacerda está localizada aproximadamente 455 km de Cuiabá, às margens da BR-174 e da MT-246.

Município de Porto Esperidião, Mato Grosso, A cidade de Porto Esperidião está localizada aproximadamente 342 km de Cuiabá, às margens da BR-174.

Produto

Ouro

Fase-Requerimento de Pesquisa

Projeto de investimento

A empresa Serra da Borda Mineração e Metalurgia S/A, pertencente ao grupo canadense Yamana Gold, assinou um protocolo de intenções com o governo de Mato Grosso para investimento de R$ 224 milhões nas cidades de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. A meta da empresa é extrair por ano 3,1 toneladas de ouro parcialmente refinado.

Segundo o governo de Mato Grosso, o projeto deve gerar mil empregos na fase de implantação, a partir do segundo semestre. Na fase de operação serão 200 empregos diretos e 500 indiretos.

Projetos de Lavra

Os projetos de lavras ainda não estão definidos, pois as pesquisas ainda não foram feitas.

Empresa

Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais básicos de construção (cimento, concreto, agregados e produtos complementares) desde 1936, a Votorantim Cimentos é atualmente uma das oito maiores empresas globais do setor, com forte presença nas Américas, Europa, Ásia e África destacando-se pela sua excelência operacional e práticas de gestão.

No Brasil, mantém a liderança de mercado com 40% de participação. Possui 60 unidades de produção em praticamente todos os estados brasileiros e 100 centrais de concreto. Comercializa mais de 40 produtos, com destaque para as marcas Votoran, Itaú, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Na América do Norte, opera 6 fábricas de cimento, 150 unidades de agregados e concreto e possui ainda participações acionárias na Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Peru.

Área (ha)680

Fase-Concessão de lavra-1986

Produto

Calcário: Usado na Produção de cimento, Produção de cal (CaO), na agricultura pra a Correção do pH do solo entre outros.

Lavra

Remoção do capeamento, perfuração, desmonte por explosivos e transporte até a usina de processamento. A seleção dos equipamentos varia com a particularidade de cada operação, capacidade de produção, tamanho e forma do depósito, distância de transporte, estimativa da vida útil da mina, localização em relação aos centros urbanos e fatores socioeconômicos. Adicionalmente, outros fatores são também considerados, como valores dos produtos, condições ambientais e de segurança associadas aos jazimentos.

Localização

Município de Nobres, Mato grosso, a cidade de Nobres está localizada aproximadamente 125 km de Cuiabá, às margens da BR-364. O Material retirado na mina, é levado até a fábrica de cimento que também é em Nobres.

Investimentos.

Nobres (MT)

-Mercado-alvo: Mato Grosso, Rondônia e Acre

-Valor do investimento: R$ 280 milhões

-Capacidade de produção: 1 milhão de toneladas/ano

-Empregos diretos e indiretos: 500

-Início da operação: 2º semestre de 2010

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »