TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Basquete

Trabalho Escolar: Mini Basquete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 11

Conceito e objectivos do minibásquete

Conceito de minibásquete

Entender o significado mais amplo do conceito de minibásquete é compreendermos que esta actividade vai muito para além de um simples movimento de iniciação ao basquetebol.

O minibásquete é praticado em clubes, escolas, programas autárquicos de edução física e de ocupação dos tempos livres, o que nos remete para realidades e preocupações e formas de intervenção distintas.

Seja no clube, seja na escola, seja com um grupo homogéneo ou um grupo heterogéneo, seja num grupo alargado ou reduzido, temos que saber responder à pergunta, o que é que devemos e queremos ensinar?

Contudo, seja qual for a realidade em que estamos a trabalhar, uma ideia tem de ficar muito clara, o minibásquete, face às idades em causa, só tem verdadeiramente sentido se for encarado como uma actividade que proporcione satisfação a todas as crianças envolvidas.

Para explicar em breves palavra o que é o minibásquete, a sua filosofia e os seus objectivos, que como já referimos vão muito para além do conceito de escalão de iniciação ao basquetebol, recorremos à frase do Prof. Mário Lemos: “Diga minibásquete e não minibasquetebol. Minibásquete quer significar precisamente que este jogo é uma coisa e o basquetebol é outra.”

Nesta perspectiva, o universo do minibásquete deve ser, preferencialmente, encarado como uma actividade de cariz fortemente educativa e um espaço privilegiado de aprendizagem, desenvolvimento motor e socialização.

No âmbito dos clubes estas orientações, não devem estar desligadas duma prática correcta de iniciação desportiva. Contudo quando se fala de minibásquete, em termos de escalão, é necessário compreendermos que este é um universo muito abrangente. Nenhum outro escalão envolve 6 anos de idade, com a agravante que esses seis anos envolvem profundas transformações de maturação. O minibásquete vai dos 6 aos 12 anos. No mini encontramos crianças com 12 anos que se estão a iniciar, e crianças com a mesma idade, e com 6 anos de prática, e muito frequentemente dentro do mesmo grupo.

Face a estas realidades, com que todos os dias, convivemos, os objectivos a seguir enumerados tem de ser encarados como linhas orientadoras, que terão de ser ajustadas em função das diferentes realidades, como por exemplo, ter um grupo de mini de 6.7 anos, ter um grupo de 11, 12 anos com cinco a seis anos de prática ou ter um grupo de mini de 11, 12 anos que se está a iniciar.

Objectivos do minibásquete

Este documento, expõe as linhas orientadoras do trabalho a desenvolver nas diferentes fases, definindo por escalões etários, dentro do minibásquete, um trajecto progressivo da formação das crianças. Os treinadores devem aplicar estas orientações, após observação do nível do grupo com que vão trabalhar. A partir da avaliação das necessidades das crianças, devem decidir os conteúdos prioritários a trabalhar. Por outras palavras os treinadores devem decidir, o que é que o praticante deve aprender e melhorar em cada época desportiva. Este documento não constitui um produto acabado, mas sim a orientação sobre um conjunto de conteúdos e competências que as crianças devem progressivamente adquirir. Dentro de uma perspectiva de desenvolvimento da criança, os objectivos podem e devem ser encarados de duas formas:

Iniciação A aquisição do gosto e aprendizagem de uma modalidade colectiva através da prática, numa perspectiva eminentemente de cariz lúdico-pedagógica.

Aperfeiçoamento A preparação progressiva das crianças, de modo a que a transição do minibásquete, para o basquetebol resulte de forma natural.

Objectivos fundamentais do minibásquete

O processo de aprendizagem do minibásquete tem que ser uma acção educativa do desenvolvimento do domínio cognitivo, afectivo e motor, factor de formação da personalidade individual e colectiva. Como tal os treinos assim como os jogos e as competições não podem ser uma cópia do basquetebol e do universo dos adultos. O minibásquete não pode ser encarado como uma “fábrica” de jogadores de basquetebol. No processo de formação desportiva não se podem queimar etapas. Nestas idades é importante proporcionar às crianças um vasto repertório motor, e um largo conjunto de experiências. Deste modo impõe-se que os treinadores saibam por onde começar e fundamentalmente os objectivos a atingir. Quando falamos de minibásquete consideramos que os objectivos fundamentais desta actividade devem estar hierarquizados do seguinte modo:

1.

Primeiro e o mais importante, o mini tem de ser uma actividade que proporcione prazer a todas as crianças.

2.

Segundo, o mini enquanto iniciação a um jogo desportivo colectivo, é um meio educativo e formativo, que deve proporcionar às crianças um desenvolvimento integral e harmonioso.

3.

Terceiro e do ponto de vista da motricidade das crianças, consideramos essencial que os objectivos de aprendizagem o minibásquete devem fundamentalmente incidir no desenvolvimento das capacidades coordenativas

4.

Quarto e como consequência dos objectivos anteriores encaminhar as crianças para uma prática desportiva regular.

Objectivos de aprendizagem do minibásquete

A definição dos objectivos do minibásquete só será um precioso instrumento de desenvolvimento da personalidade, se levar em consideração que o fundamental é respeitar o principal protagonista desta actividade: a criança

Domínio cognitivo ou do conhecimento

1.

Conhecer as regras essenciais do jogo.

2.

Conhecer os gestos principais da técnica de arbitragem

3.

Conhecer e compreender os objectivos do jogo

4.

Conhecer o funcionamento e regras do clube.

Domínio afectivo ou do comportamental

1.

Assumir e interiorizar uma atitude positiva face ao treino e ao jogo.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com