TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Misturas Hetereogenias

Trabalho Universitário: Misturas Hetereogenias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Salvo raras exceções, podemos dizer que as substâncias encontradas na natureza ou mesmo aquelas produzidas pelo homem, sempre estão misturadas com outras, ainda que em pequenas proporções. Logo, a obtenção de substâncias com maior grau de pureza requer a interferência de meios tecnológicos, seja a partir de processos de extração, seja por processos de síntese industriais e laboratoriais. Dependendo do tipo de mistura, é possível escolher um método adequado para separação dos seus componentes individuais.

Os processos utilizados na separação dos componentes de uma mistura não alteram a natureza química das substâncias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas (átomos, moléculas ou íons) que compõem a mistura. Dependendo do estado físico (sólido, líquido ou gasoso), do tamanho (granulometria), do grau de interação (mistura homogênea ou heterogênea), de algum tipo especial de propriedade (magnetismo por exemplo), podemos escolher o método mais adequado para separar os componentes da mistura.

Para misturas homogêneas líquidas em que os componentes apresentam diferentes pontos de ebulição, um método bastante apropriado é a destilação fracionada. O processo consiste em montar um sistema no qual a mistura seja aquecida até que se atinja o ponto de ebulição de um dos líquidos. Esse passará para a forma vapor, separando-se da mistura original. O vapor será condensado e recolhido em outro recipiente. Enquanto este líquido estiver em ebulição, a temperatura da mistura permanece praticamente constante. Assim que este primeiro líquido que entrou em ebulição acabar, a temperatura continua a aumentar até atingir o ponto de ebulição do próximo líquido; esse passará para a forma vapor, separando-se da mistura original e o vapor será condensado e recolhido em outro recipiente. O aquecimento continuará e, sucessivamente, os demais líquidos serão separados, obedecendo a sua ordem crescente de temperaturas de ebulição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com