TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Dutoviario

Exames: Modal Dutoviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O transporte dutoviário vem se revelando como uma das formas econômicas de transporte para grandes volumes quando comparados com os modais ferroviário e rodoviário. Algumas características são atribuídas ao transporte dutoviário como, agilidade, segurança, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo.

2 CONCEITO

O transporte dutoviario é feito através de tubos (dutos), esse nome Duto é dado as tubulações que levam grandes quantidades de produtos como petróleo e seus derivados conhecidos como oleodutos.

Os dutos baseiam-se na diferença de pressão. Sua utilização privilegia materiais fluidos, tal como gases, líquidos, sólidos, granulares e Derivados de minério, chamado de mineroduto. O sistema apresenta elevado custo de implantação e baixo custo operacional.

Muitas dutovias são subterrâneas e/ou submarinas, considerado uma vantagem, pois minimizam os riscos causados por outros veículos reduz o custo de transporte (custo variável) e proporciona um menor índice de perdas e roubos.

Dutovia é a designação genérica de uma instalação constituída por tubos ligados entre si para o transporte de determinados produtos. Pode ser definida ainda como uma tubulação destinada a conduzir a grandes distâncias produtos ou materiais.

Toda a dutovia deve ser constituída de três elementos essenciais: os terminais, com os equipamentos de propulsão dos produtos, os tubos e as juntas de união destes.

3 HISTORICO

Observa-se que as tubulações já eram conhecidas como meio de transporte para produtos líquidos desde a antiguidade. Podem ser citados os casos de tubulações construídas com bambus na China, com materiais cerâmicos por egípcios e astecas e com chumbo por gregos e romanos.

As primeiras utilizações de condutos voltadas para a indústria foram referentes à coleta e petróleo dos poços produtivos até as estações centrais de produção. A dificuldade encontrada foi transportar o petróleo bruto até as primeiras plantas de processamento e, em seguida, distribuir seus derivados.

Em 1865 foi construído na Pensilvânia (EUA) o primeiro oleoduto com 2 polegadas de diâmetro feito de ferro fundido com extensão de 8 km e ligava um campo de produção a uma estação de carregamento de vagões.

No Brasil, a primeira linha entrou em operação em 1942 na Bahia, tendo diâmetro de 2 polegadas e 1 km de extensão, ligando a Refinaria Experimental de Aratu e o porto de Santa Luzia.

4 OBJETIVOS

O objetivo do modal dutoviario é principalmente o transporte de matérias de líquidos e gases em grandes volumes e alguns matérias como petróleo bruto,minérios,etc.

5 APLICABILIDADE

A aplicabilidade deste modal é encontrada na empresa PETROBRÁS em que dispõem de uma extensa rede de oleodutos, gasodutos e polidutos que interligam campos petrolíferos, terminais marítimos e terrestres, bases de distribuição, fábricas e aeroportos.

O CTDUT (Centro de Tecnologia de Dutos): é uma empresa que faz pesquisas destinadas a testes de produtos, equipamentos e sistemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com