TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Dutoviário

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Modal Dutoviario

        É importante fazermos um apontamento para as vantagens do modal dutoviário para solucionarmos um problema considerado cultural no Brasil onde, na década de 50, o progresso era sinônimo de construir estradas. Propriamente dito este problema cultural é reflexo direto da extensão mínima de dutos em comparação a outros países.

        Visivelmente, vantagens para revertermos este quadro não faltam. Ao analisar  o modal  é possível observar que existe um deslocamento de uma grande quantidade de produtos percorrendo enormes distancias   com um alto percentual de segurança.  Além disso, há uma grande diminuição do trafego de cargas perigosas de trens, de caminhões, e navios. Este modal ainda possibilita que o armazenamento seja dispensado simplificando o processo de carga e descarga podendo assim ter uma diminuição dos custos de transporte e menores chances de perdas e roubos. O baixo consumo de energia o baixo custo operacional a redução do desmatamento  o alto teor de confiabilidade e a pontualidade da entrega também são de grandíssima importância para este modal .

        Se falarmos um pouco das desvantagens do modal dutoviário e possível observar que estas não são tão numerosas porém  a falta de uma boa manutenção impõem sérios riscos ao sistema. Assim entre os fatores de maior importância temos  a inflexibilidade da rota de distribuição, a falta de linhas para suprir as necessidade do transporte, a perda do produto ao longo do trajeto e os riscos de vazamentos.

        Igualmente como nos modais hidroviários e ferroviários, o sistema de dutos exige um alto investimento em capital para ser construído que na verdade é o chamado de custo fixo onde grandes áreas de terra  precisão ser desapropriadas para dar espaço as instalações. Segundo um grupo de pesquisa da USP a construção de um quilometro de dutos é oito vezes mais cara que a mesma distancia em rodovias. No entanto, os analistas garantem que o modal e o mais apropriado para longas distancias, uma vez que os gastos se diluem a medida que aumenta o percurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com