TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Matemática

Artigo: Modelagem Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  Artigo  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

MODELAGEM MATEMÁTICA

A aprendizagem é o resultado da interação entre estruturas mentais, métodos de transmissão e os ambientes vivenciados pelo ser humano. Esses ambientes e os métodos de transmissão podem influenciar na aprendizagem de forma direta ou indireta, podendo absorver, modificar ou ampliar conhecimentos.

Como são comentadas as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem de matemática, percebemos, muitas vezes, que isso ocorre porque o aluno não consegue entender a matemática que lhe é ensinada na sala de aula pelos professores, causando a sua reprovação, ou então, mesmo que aprovado, continua a sentir dificuldade em utilizar o conhecimento adquirido, ou seja, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.

Ao falamos de aprendizagem, podemos dizer que a escolar é uma das principais, pois ocorre desde cedo na vida do ser humano até muito depois de atingir a idade adulta e ela também pode ser influenciada. A modelagem matemática é um método de transmissão que pode influenciar muito na aprendizagem escolar, pois ela permite trabalhar com situações do cotidiano que podem despertem a curiosidade dos alunos, fazendo-os se interessar mais pela matemática.

O professor, por sua vez, é muitas vezes consciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto ao aprendizado matemático de seus alunos e também não torna a matemática interessante e prazerosa para eles. Assim, o mesmo necessita repensar o seu fazer pedagógico, isto é, as suas metodologias de ensino e buscar novos meios que possam melhorar esta situação.

Devido a essa necessidade que vários professores têm de utilizar novos procedimentos pedagógicos que possam auxiliá-los em suas aulas, de forma que possam alcançar seus objetivos enquanto educadores e formadores do conhecimento surgem várias metodologias diferenciadas e efetivamente eficazes, das quais destacamos a Modelagem Matemática.

Diversos autores têm argumentado pela possibilidade de usar Modelagem Matemática no ensino de matemática como alternativa ao chamado “método tradicional” (Bassenezi, 1990, 1994; Biembengut, 1990, 1999; Blum & Niss, 1991; Borba, Meneghetti & Hermini, 1997, 1999). A mesma tem sido defendida como uma das abordagens pedagógicas para o ensino de Matemática, sendo mencionada em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática.

A Modelagem, como uma alternativa metodológica para o ensino de Matemática na Educação Básica, vem ao encontro das expectativas dos alunos, pois procura favorecer a interação com o seu meio ambiente, uma vez que tem o ponto de partida no cotidiano do mesmo. Quando o aluno vê sentido naquilo que estuda, em função da satisfação das suas necessidades e de seus interesses, da realização dos seus objetivos, não haverá desinteresse, pois trabalha com entusiasmo e perseverança. Esse interesse é importante, pois dá inicio à formação de atitudes positivas em relação à Matemática.

Neste contexto, entende-se Modelagem como um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da matemática, situações oriundas de outras áreas da realidade. Estas se constituem como integrantes de outras disciplinas ou do dia-dia; seus atributos e dados quantitativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com