TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Das Cinco Forças De Porter

Trabalho Universitário: Modelo Das Cinco Forças De Porter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  4.830 Palavras (20 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 20

Trabalho de Estratégia

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................pág 2

Apresentação da empresa escolhida..................................................................pág 3 – 4

Resumo sobre suas unidades de negócio..........................................................pág 5 – 14

Analise das cinco forças de Porter......................................................................pág 15 – 20

UN Votorantim Metais ............................... ..........................................................pág 20

Referências Bibliográficas................................................................................... pág 22

Introdução

Esta pesquisa propõe um estudo sobre alguns dos processos da Administração Estratégica e sua importância para esta empresa. Apresenta de forma descritiva: Histórico da Votorantim e as Unidades de Negócio envolvidas, Missão, Visão, Valores, Grupos de clientes, Grupo de concorrentes e uma Análise das cinco forças competitivas de Porter.

A fim de obter vantagens competitivas, e adquirir sucesso em seus planos, as organizações fazem uso da administração estratégica em sua gestão, conforme veremos a partir da análise do exemplo desta empresa multidivisional.

A Empresa

Votorantim

Empresa 100% brasileira, de capital fechado que reúne empresas em mais de 10 segmentos diferentes, com atuação em mais de 20 países, o Grupo Votorantim concentra operações em setores de base da economia que demandam capital intensivo e alta escala de produção, como cimento, mineração e metalurgia (alumínio, zinco e níquel), siderurgia, celulose e papel, suco concentrado de laranja e autogeração de energia.

No mercado financeiro, atua por intermédio da Votorantim Finanças, e, em Novos Negócios, investe em empresas e projetos de biotecnologia, pesquisas minerais e especialidades químicas.

O português Antonio Pereira Inácio foi o fundador do Grupo Votorantim, em 1918 depois de adquiri uma empresa de Tecelagem que estava para falir em Sorocaba, a partir desse momento iniciou historia da Votorantim. O engenheiro José Ermírio de Moraes era casado com a Filha do senhor Antonio Pereira Inácio, que a pedidos do senhor Antonio Inácio saiu de Pernambuco para iniciar sua trajetória no Grupo Votorantim.

Com a Crise de 29 a empresa se viu com bons olhos os novos ramos que estavam para surgir o Brasil não podia mais depender exclusivamente da economia a base da produção de café, então pais teria que se industrializar e criar infra estrutura para escoar as produções, então a Votorantim acrescentou mais um ramo, o de cimento.

Em 1930 o senhor Ermírio de Moraes foi aos Estados Unidos onde adquiriu uma nova tecnologia para o ramo de Tecelagem, comprado dessa forma uma fabrica inteira e a transportou para o Brasil, nasce então a companhia Nitro Química.

No final dos anos 40 a Votarantim tinha se espalhado por mais de cinco estados no ramo de cimento que acompanhava o crescimento do pais. No final de 1938 era montada a Usina Siderúrgica de Barra Mansa, que passou a produzir ferro, em meados de 1040 a demanda por equipamento era tanta que o grupo decidiu montar sua própria oficina mecânica a Metalúrgica Atlas. Ao longo dos seus 50 anos, a Atlas produzia maior parte das máquinas, equipamentos e grandes estruturas utilizadas pelo grupo.

No final da década de 1940 Ermírio de Moraes começou a colocar o seu desejo em pratica o de produzir alumínio, que para ele seria o metal do futuro dessa fora surgi 1955 a empresa Companhia Brasileira de Alumínio.

No final de 1960 Ermírio de Moraes dividi o controle das Empresas do Grupo Votorantim entre os filhos José Ermírio de Moraes Filho, Antônio Ermírio de Moraes, Ermírio Pereira de Moraes e o genro Clóvis Scripilliti, casado com Maria Helena Pereira de Moraes Scripilliti.

Assim, mais uma vez conduzido pelo espírito do arrojo e do empreendedorismo dos herdeiros, expandiu sua produção para outros insumos fundamentais no desenvolvimento da indústria brasileira. Nasceram os projetos de produção de zinco e níquel, e mais tarde, no final dos anos 80, o de celulose e papel.

Hoje, já com a terceira geração atuando no Conselho de Família e no Conselho Executivo, as empresas do Grupo são líderes ou importantes participantes nos mercados em que atuam: cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços, produtos químicos, agroindústria, filmes flexíveis, energia elétrica e serviços financeiros. O Grupo Votorantim deu um importante passo rumo à sua internacionalização com a aquisição da St. Marys Cement Inc. (Canadá) e de participação na Suwanee (EUA), respectivamente em 2001 e 2002, implementando, assim, a sua constante busca por novos desafios, apoiada por um estruturado modelo de governança corporativa e alicerçada no comprometimento com as comunidades onde atua, por meio de programas voltados à melhoria de qualidade de vida e ao respeito ao meio ambiente.

Valores

Os Valores permeiam todas as ações, decisões e relacionamentos da Votorantim com seus públicos e formam a sigla SEREU:

SOLIDEZ – Buscar crescimento sustentável com geração de valor.

ÉTICA – Atuar de forma responsável e transparente.

RESPEITO – Respeito às pessoas e disposição para aprender.

EMPREENDEDORISMO – Crescer com coragem para fazer, inovar e investir.

UNIÃO – O todo é mais forte.

Visão

Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade em que atua, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com