TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Desenvolvimento De Software

Exames: Modelo De Desenvolvimento De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 5

Seqüencial Linear (cascata)

O modelo em cascata é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, codificação, testes (integração) e manutenção de software.

Etapas do modelo cascata :

Análise de requisitos de software : Intensificação da análise de requisitos no que o software precisa ter, conhecimento do domínio da informação do software, função, comportamento, desempenho e interface.

Projeto : Enfoca a estrutura de dados, arquitetura de software, representações da interface e detalhes procedimentais. Traduz os requisitos de forma que a representação do software possa ser avaliada antes da condição.

Codificação (teste de unidade) : Tradução do projeto para linguagem de máquina.

Teste (Integração) : Condução de teste para descobrir erros e garantir que entradas definidas produzirão resultados reais, que concordam com os resultados exigidos.

Manutenção (operação) : Se torna necessária quando se tem uma modificação. Reaplica cada uma das fases precedentes a um programa existente.

Vantagem:

Maior capacidade de organização do projeto, visto que uma etapa só inicia após a anterior.

Desvantagem:

Modificações poderão causar confusões.

Dificilmente o cliente expõe todos os requisitos de uma só vez.

Só teremos uma versão executável após o término do projeto.

Prototipagem.

Prototipação é uma abordagem baseada em uma visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Envolve a produção de versões iniciais -protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual é possível realizar verificações e experimentos, com o intuito de avaliar algumas de suas características antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva.

Etapas do modelo prototipagem : Coleta e refinamento dos requisitos, projeto rápido, construção do protótipo, avaliação do protótipo pelo cliente, refinamento do produto, engenharia do produto.

Problemas

O cliente imagina que seja a sua versão final sem considerar que na sua geração requisitos de qualidade ou manutenabilidade não foram tratados. O cliente exige que seja utilizado o protótipo com alguns “remendos” e a gerencia aceita.

A utilização de linguagens e tecnologia quaisquer pode ser uma prática pelo desenvolvedor que acaba se adaptando ao seu uso e esquece da real necessidade que teve ao escolhe-las.

Solução

Definir as regras do jogo no começo.

RAD

Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação (em português), é um modelo de processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias).

Etapas do modelo RAD :

Modelagem do negócio: modelagem do fluxo de informação entre as funções de negócio.

Modelagem de dados: fluxo de informação refinado num conjunto de objetos de dados, que darão suporte ao negócio.

Modelagem do processo: os objetos de dados obtidos são transformados para conseguir o fluxo de informação necessários para implementar uma função do negócio.

Geração da aplicação: trabalha com o reuso de componentes de programas existentes ou cria componentes reusáveis.

Teste e entrega: como muitos dos seus componentes já devem ter sido testados, esta fase acaba por ser reduzida.

Vantagens :

Enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias);

Cada função principal pode ser direcionada para a uma equipe RAD separada e então integrada a formar um todo;

Criação e reutilização de componentes;

Desvantagens :

Para projetos grandes (mas escaláveis) o RAD exige recursos humanos suficientes para criar o número correto de equipes, isso implica um alto custo com a equipe;

O envolvimento com o usuário tem que ser ativo;

O RAD não é aconselhável quando os riscos técnicos são altos e quando se está testando novas tecnologias ou quando o novo software exige alto grau de interoperabilidade com programas de computador existentes. Falta de prazo pode implicar qualidade reduzida, e há necessidade de habilidade maior dos desenvolvedores, e suporte maior da gerência e dos clientes.

Modelos Evolucionários

Modelos de processo que foram projetados para acomodar um produto que evolui com o tempo. São divididos em dois : Incremental e Espiral.

Modelo Incremental:

Combina o modelo seqüencial linear com a filosofia interativa da prototipagem. Seu primeiro incremento é chamado de núcleo do produto.

Desenvolve-se um plano para cada incremento de forma que o núcleo do produto seja modificado para melhor satisfazer às necessidades do cliente e a elaboração de características e funcionalidades adicionais.

Modelo Espiral :

O Modelo em espiral é um processo de desenvolvimento de software que combina elementos de projeto prototipação-em-etapas, em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up, acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a esses paradigmas.

O modelo espiral é usado com mais freqüência em grandes projetos. Para pequenos projetos, os conceitos de desenvolvimento de software ágil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com