TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Relatório Experimental

Pesquisas Acadêmicas: Modelo De Relatório Experimental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

ENGENHARIA MECÂNICA

DISCIPLINA: FÍSICA I

PROFª

MEDIDAS E ERROS

)

2013.

1. Introdução

Foi elaborado neste experimento conversões de medidas, estabelecendo unidades de medidas e comparações, intervalos e precisões. Assim, foi estabelecido um padrão, e executadas as medidas.

Encontramos erros causados pela qualidade dos instrumentos, por falta de cuidado dos observadores e erros estatísticos.

Calculando volume, desvios relativos do volume, desvios percentuais do volume, medida a massa e tirada a média, a densidade do alumínio em g/cm³, desvio relativo de densidade, desvio percentual da densidade, densidade média das peças, e desvio estatístico de cada medida da densidade em comparação ao valor real. Execução de trabalhos práticos em laboratório, coleta de dados experimentais, exercícios e discussões.

2. Materiais e Métodos

Materiais: Peça1: paralelepípedo de alumínio medindo 30mm, 40mm e 45mm; V= 53.267mm³ , M=146,211g e D=3.643-7g/cm³

Peça2: paralelepípedo de alumínio medindo 35mm, 40mm e 45mm; V=63.332mm³ , M=170,483g e D=3.714-7g/cm³

Peça3: paralelepípedo de alumínio medindo 35mm, 42,5mm e 45mm. V=67.112mm³ , M=181,227g e D=3.703-7g/cm³

Foi medido todos os lados com paquímetro e calculado com as fórmulas de V=volume, M=massa e D=densidade.

PAQUÍMETRO

O paquímetro é um instrumento de leitura descontínua para medidas de pequenos comprimentos. É caracterizado por possuir uma escala especial, conhecida como nônio ou vernier, que se move ao longo da escala principal e que permite a leitura precisa de frações da menor divisão desta escala. O paquímetro mostrado na Fig.1.1 é um tipo familiar de escala milimetrada. Ele possui duas bases, sendo uma fixa e solidária com a escala principal e outra móvel onde se encontra o vernier. Quando o paquímetro está fechado, o zero do vernier coincide com o zero da escala. Quando se desloca o cursor, a distância entre as bases — o comprimento a ser medido — é a indicada pelo zero do vernier na escala principal. As bases possuem encostos onde se apoia o objeto a ser medido (medidas externas). Comumente os paquímetros — como o mostrado na figura — possuem também duas orelhas, uma fixa e outra móvel, para medir diâmetros internos e uma haste para medir profundidade de cavidades. . Inicialmente, examine seu paquímetro, identifique sua natureza e defina seu l.e.i. Na leitura da medida note que a marca da escala principal anterior ao zero do vernier indica o número inteiro de milímetros da medida e a marca do vernier que melhor coincidir com uma marca da escala indica a fração dos milímetros.

Antes de efetuar medições, limpe as superfícies dos encostos e as faces da peça. O contato dos encostos com a peça deve ser suave. Exageros na pressão no impulsor podem danificar a peça e resultar medidas falsas.

Figura 1.1

3. Resultados e Discussão

Com base nos dados obtidos, apontamos desvios tanto relativos como os de percentual, e erros estatísticos nas tabelas propostas abaixo:

Valores encontrados na embalagem contendo os paralelepípedos:

Peça1 Peça2 Peça3

Lado1 (L1) 30 35 35

Lado2 (L2) 40 40 42,5

Lado3 (L3) 45 45 45

Procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com