TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Modelo de Gestão

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)_Mod. Online
Relatório Final

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Modelo de Gestão mais apropriado ao                                         Comando do 7°Distrito Naval

Projeto Interdisciplinar aplicado à gestão de pessoas apresentado como requisito do curso de Tecnologia em gestão pública da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Facnet - Taguatinga, sob a orientação do tutor EaD Alex Zompero Bezerra

BRASÍLIA-DF

2013

RESUMO

O presente trabalho e Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Modelo de Gestão mais apropriado para a Marinha do Brasil, Comando do 7° Distrito Naval, no qual aborda duas técnicas: o Controle de Qualidade Total e a Reengenharia. Tais abordagens têm suas bases no gerenciamento dos processos, utilizando a visão processual para a análise do negócio. O destaque é dado para a forma radical que a Reengenharia é implantada na gestão de negócios ou organizacional e na linha operacional ou de tarefas, de gestão de processos com o feedback do programa de Controle de Qualidade Total. Enquanto o Controle de Qualidade Total é um modelo de gestão administrativa com uma ampla base teórica que o suporta. O modelo de Controle de Qualidade Total utiliza-se do “Saber Profundo que é baseado na Teoria do Conhecimento, da Psicologia e da Variabilidade - e, na interdependência destes elementos”. Já a Reengenharia do Processo resume-se a uma simples técnica que busca redução de custos com aumento de Qualidade e produtividade através de uma forma radical Esta técnica assemelha-se ao Controle de Qualidade. Há na reengenharia quatro fatores-chave indicativos de sucesso na implantação processo. São eles: I. Mudanças nos processos relacionados ao cliente. 2. Mudanças nos processos relacionados ao ambiente Interno.  3. Introdução de elementos de valor agregado em cada atividade da empresa; 4. Aplicações da tecnologia inovadora certa. Para se alcançar estes quatro pontos são necessários alguns procedimentos básicos que serão abordados.  A condição inicial para o funcionamento do modelo é que se deve trabalhar como em um sistema onde há o trabalho em individual e levado em consideração para que se atinja um objetivo em comum. É como se trabalha em uma orquestra cujo desempenho individual só é levado em consideração para a melhoria da harmonia do grupo. O objetivo da atividade tem que ser buscado por todos.

PALAVRAS-CHAVE: Estilo de liderança democrático; gestão da qualidade total; mudança organizacional;

 

Sumário

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

1.        CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA        

1.1        Objetivos e Metas        

1.2        Metodologia        

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.        ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO)        

4. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO        

5. RESULTADOS        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

        Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Modelo de Gestão mais apropriado para a Marinha do Brasil, Comando do 7° Distrito Naval. Este trabalho foi realizado no Comando do 7°Distrito Naval Situado na cidade de Brasília, Distrito Federal. O Com7°DN tem os objetivos de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha, nas áreas de jurisdicionais de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

        A organização pesquisada é a Marinha do Brasil, Comando do sétimo Distrito naval, a qual é uma organização muito formal, assim este tipo de liderança tende a despoletar elevados níveis de absentismo e de insatisfação, em que os funcionários não têm muita liberdade para propor ações ou sugestões para melhoria. O comando não tem nenhum programa que demostre quais são os efeitos de sua atuação nos funcionários ou nas pessoas que recebem os serviços prestados. Um reflexo dessa situação e a alta quantidade de militares que pedem desligamento da marinha todos os anos.

        O objetivo é a reestruturação da forma de tratar os funcionários e a busca constante pela qualidade, para que os funcionários poção propor ideias, e ter mais participação na sua área de atuação dentro da empresa e que após cada atividade haja um feedback. Com essa reestruturação todos os funcionários passaram por palestras e atividades praticas de acordo com o novo modelo de gestão a dotado pela Marinha e bem informados sobre essa nova forma de atuação. E com o programa de qualidade total o feedback ser feito pelos funcionários e pessoas que são atingidas palas atuação da empresa.

  1. Objetivos e Metas

        O objetivo desta pesquisa é apontar um modelo de gestão mais eficaz para o Com7°DN, e a meta e que o Comando tenha uma melhora continua na atuação.

 

  1. Metodologia

        Este trabalho foi desenvolvido com questões aplicadas para militares da Marinha em Brasília, para mensurar os níveis de satisfação no trabalho, a coleta de dados contribuiu para mensurar o nível de satisfação dos militares do Comando do 7ºDistrito Naval com relação às aspectos do ambiente organizacional.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Neste trabalho foram abordadas questões do cotidiano de militares para mensurar os níveis de satisfação no trabalho, nesta coleta foram mencionados os temas: estilo de liderança, clima organizacional, fundamentos da organização, satisfação dos colaboradores e os principais serviços prestados. As informações receberam um tratamento estatístico, com sigilo reservado. Por esse motivo não foi necessário à identificação do respondente. Integrando o rol de ferramentas praticas de gestão as pesquisas de clima organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (121.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com