TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relátorio para Aula Experimental

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.777 Palavras (20 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE FARMÁCIA – 430G

DISCIPLINA DE QUIMÍCA ORGANICA I - FAR0228D

PROF. JANAINA DA SILVA CRESPO

EQUIPE: CHARLISE SIGNORINI E JÉSSICA CAPELETTI

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

ESTUDO DOS ELEMENTOS ORGANÓGENOS

Caxias do Sul, Setembro de 2018

1 – INTRODUÇÃO[pic 3][pic 4]

Os elementos organógenos são em sua maioria constituídos por elementos químicos que podem, em sua maioria ser encontrados em compostos orgânicos, os quais são mais encontrados na natureza “viva”, pode-se dizer que os elementos organógenos se caracterizam pela presença de sistemas com a capacidade de reprodução e também: mutação e hereditaeriedade.

Estas três capacidades são consideradas as três caracteriscas mais fundamentais para a vida humana. São eles os quatro elementos mais representativos da química orgânica, juntos eles formam quase todos os compostos orgânicos existentes.

Considera-se elementos organógenos o carbono representado por “C”, o hidrogênio representado por “H”, o oxigênio representado por “O” e, por último, o nitrogênio representado por “N”.

Os compostos orgânicos existem em maior quantidade que os inorgânicos, atualmente existem milhões de compostos orgânicos, sendo esta uma das áreas mais estudadas na indústria química e do petróleo.

Assim foi possível fabricar plásticos, como o náilon, poliéster, teflon, raiom e etc.

Carbono: faz quatro ligações covalentes. O átomo de Carbono possui massa atômica (A) igual a 12,01u e número atômico (Z) igual a 6.

 Hidrogênio: faz uma ligação covalente, sendo monovalente.

Nitrogênio: faz 3 ligações, ou seja trivalente.

Oxigênio: faz duas ligações, bivalente.

[pic 5]

Figura 1- Compostos Orgânicos

Além destes, outros elementos também podem formar compostos orgânicos porém em menor número. Por exemplo, o Enxofre (bivalente), o Fósforo (trivalente) e os halogêneos como bromo, cloro e iodo.

Não existe base científica na divisão da Química orgânica e inorgânica , pois as leis básicas da química valem tanto para uma quanto para a outra.

Sabe-se da existência de mais de quatro milhões de compostos orgânicos diferentes. Entretanto esses compostos são formados pelos CHONS citados anteriormente, em menor freqüência aparecem: Br, I, S e P.

Apesar da maior diversidade de elementos nos compostos inorgânicos (NaCl, Ca(NO3)2, FeS, H2O, RbH, NO2, K2Cr2O7, CuBr2, etc.), ainda assim o número de compostos orgânicos é bem superior ao número de compostos inorgânicos.

Precisa-se também enfatizar que alguns destes compostos que possuem carbono são abordados também na Química Inorgânica. São eles: monóxido de carbono(CO)
óxido de carbono (CO2); os carbonatos (CaCO3, H2CO3, etc.), os cianetos (KCN, NaCN, etc.).

Deve-se sempre lembrar que todo composto possui carbono porém nem todo composto com carbono é orgânico.

2 - OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi efetuar a síntese da aspirina e calcular o rendimento da reação ocorrida.

3 - JUSTIFICATIVA

Este trabalho foi realizado devido a importância da síntese, não somente da aspirina, mas também  de  outros  produtos  utilizados  na  indústria,  que  são  de  grande  importância  para  a sociedade, uma vez que permite a obtenção de diversos produtos sem os quais seria praticamente impossível vivermos atualmente.

4 - TÉCNICAS ENVOLVIDAS

Para a realização deste trabalho foi necessário recorrer a algumas técnicas laboratoriais, as quais, são descritas abaixo:


Pesagem: é o ato de medir a massa de uma substância recorrendo, para tal, a uma balança. O resultado desta operação foi expresso em g.

Dissolução: trata-se de um processo químico através do qual uma fase sólida é dispersa através de uma fase líquida.

Filtração simples: a filtração é um processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido disperso em um liquido ou em um gás. A filtração é feita com um funil  do tipo comum, em geral de vidro, no qual é colocada uma folha de papel de filtro convenientemente dobrada.

Cristalização: é um processo físico que serve para purificar sólidos. Para que ocorra uma cristalização a solução deve estar sobressaturada no constituinte que se pretende recolher. Tal pode conseguir-se através da diminuição da solubilidade do constituinte a separar ou pelo  aumento  da  concentração  deste  até  um  valor  superior  ao  da  sua  solubilidade.  No primeiro  caso  pode,  por  exemplo,  arrefecer-se  a  solução  enquanto  que  no  segundo  se procede à remoção do solvente por evaporação.

5 - MATERIAIS  E REAGENTES UTILIZADOS

   Erlenmeyer de 500 ml

   Funil de Bunchner

   Papel filtro

   Kitassato

   Vidro de relógio

   Banho-maria

   Banho de gelo

   Estufa


   Pipeta ou conta-gotas

   Ácido sulfúrico concentrado

   Ácido salicílico

   Anidrido acético

  Etanol

6 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Em  um  erlenmeyer  colocamos  1,75g  de  ácido  salicílico  e  3  mL  de  anidrido  acético. Cuidadosamente  acrescentamos  3  gotas  de  ácido  sulfúrico;  Levamos  para  aquecer  em  banho- maria para dissolver o sólido (50, 60ºC) aproximadamente durante 20 minutos; Deixamos esfriar até  a  temperatura  ambiente  e  levamos  para  o  banho  de  gelo  até  cristalizar.  Os  cristais  foram filtrados por filtração simples. O papel de filtro utilizado foi pesado antes do inicio da filtração, a massa obtida foi igual a 0,4g. os cristais ficaram retidos no papel de filtro e foram armazenados em uma capela durante uma semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (492.8 Kb)   docx (183.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com