TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Estrela

Trabalho Universitário: Modelo Estrela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 12

Modelo de Processo de Desenvolvimento ‘ESTRELA’

Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Universidade de Passo Fundo (UPF)

Faculdade de Ciências da Computação

Resumo. O processo de desenvolvimento de software agilisa a sua confecção e possui uma grande ligação entre as pessoas envolvidas no projeto e com a qualidade do produto final. Atualmente, o desenvolvimento de softwares de comércio eletrônico, está cada vez mais em evidência. Porém, muitos desenvolvedores não utilizam modelos, padrões e processos para o desenvolvimento, um dos aspectos importantes no sucesso do projeto. O modelo ESTRELA (E-commerce, Simples, ITerativo, IncRemental, Equipe, FLexível e Ágil) foi idealizado para orientar o processo de desenvolvimento de comércio eletrônico através da união de diversas práticas tradicionais e ágeis, bem como, conceitos de gerenciamento de projetos, considerando diversas técnicas de engenharia da web para oferecer um processo de desenvolvimento disciplinado, bem definido, simples e pouco burocrático, atacando problemas com desenvolvimento, entrega e manutenção, sem gerar retrabalho.

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento do ciberespaço abriram-se novas formas de expressão, uma delas é o E-COMMERCE que está crescendo a cada dia e por isso necessita de ferramentas específicas para sua demanda, com agilidade, praticidade, pouco burocrático.

Assim este trabalho apresenta o Modelo Estrela (Objetivos, Origem, Características, etc), que é elaborado com características específicas para o comércio eletrônico.

2. COMÉRCIO ELETRÔNICO

O ciberespaço ou “mundo virtual” está aumentando a cada dia, e o mundo tradicional se ambientando as novas tecnologias que surgem constantemente, com a globalização da rede de computadores, notou-se a abertura de novas formas de expressão, uma delas a do comércio que teve uma alternativa de se instalar em um ciberespaço chamado Web e ultrapassar as barreiras físicas tornando-se acessível a todo o globo bastando ter o acesso à internet. O comércio eletrônico vem demonstrando um crescimento muito acentuado, necessitando de ferramentas que atendam a sua demanda e auxiliando na praticidade e simplicidade do produto. Os métodos utilizados por empresas que produzem software para comércio eletrônico são adaptações de vários outros métodos conhecidos, utilizados na própria empresa.

O comércio eletrônico ou e-commerce, é por definição um negócio feito por meios eletrônicos realizado por clientes e vendedores ou entre empresas parceiras de negócios. Estudos na área de e-commerce apontam grandes vantagens de se obter softwares de comércio eletrônico, a quebra da barreira espaço-tempo, compradores e vendedores ficam mais próximos, acessíveis, podem oferecer ao cliente o que ele realmente deseja visualizar, adaptando em tempo real as suas necessidades.

Atualmente para se obter sucesso em um projeto de software voltado para o e-commerce deve-se dar uma atenção especial para a usabilidade. Em contrapartida a confiabilidade do cliente pode ter um grande potencial negativo tomando-se conta de que o ambiente é totalmente novo para ele, os desenvolvedores podem estar despreparados, entre outros que podem levar a um cancelamento do projeto.

O comércio eletrônico possui muitos benefícios entre eles os listados abaixo:

• Facilitar o acesso ao cliente independentemente de qual distância ou de onde acessa a sua loja virtual podendo comprar sem sair de casa;

• Fornecer um atendimento personalizado, ambientando a loja com as preferências do cliente;

• Preço competitivo;

• Deixa mais a vontade, livrando de vendedores que induzem a compra de produtos indesejados;

• Maior agilidade na pesquisa de preços e comparações de produtos.

O empreendedor tem a seu favor também o fator de seu negócio funcionar 24 horas, sem domingos e feriados. As complicações com sindicatos e horários pré-estabelecidos para o seu funcionamento, e as despesas com horas extras dos colaboradores tornaria impraticável se uma das opções fosse em meio físico oferecer essa opção de horário, a Web abre essa possibilidade.

Um dos pontos fracos ficaria com o contato pessoal e o receio de falha na segurança das informações transmitidas serem capturadas por terceiros, a falta de uma análise sensorial como a de um produto que pode ser degustado. A inacessibilidade a meios que entrem em contato com a internet podem restringir o acesso a essas lojas virtuais.

2.1 Aspectos de segurança

Deve existir a confiabilidade, o comprador deve ter privacidade, proteção de seus dados, o que não acontece em determinados softwares que chegam até a comercializar as informações coletadas para outras empresas. A autenticação deve existir entre as partes, hoje já são possíveis as autenticações digitais com assinaturas e certificados digitais, fortalecendo a autenticidade dos negócios, sendo que a integridade dos dados não deve ser afetada e o sistema deve garantir o compromisso com ambas as partes depois de fechado o negócio.

3. OBJETIVOS DO MODELO ESTRELA, ORIGEM DO NOME ESTRELA E PAPÉIS DOS ENVOLVIDOS

O modelo estrela enfoca a orientação do desenvolvimento de software para Web, especificamente para o comércio eletrônico, situando-se entre os modelos ágeis e tradicionais, abordando características dos dois, objetivando o alcance de produtividade com qualidade, satisfazendo os requisitos do cliente em tempo hábil e com custos preestabelecidos, evitando problemas no desenvolvimento, entrega e manutenção, com um modelo bem definido simples e pouco burocrático.

A origem do nome surgiu das características presentes no modelo, veja figura 1:

Figura 1. Origem do nome ESTRELA

Este modelo é aconselhado para equipes pequenas, mas pode ser utilizado por equipes maiores sendo adaptado conforme as suas necessidades. A equipe e o cliente vão ter uma grande responsabilidade pelo produto, a tabela 1 mostra como devem ser distribuídos os papéis de cada componente envolvido no processo:

Tabela 1. Papéis do modelo ESTRELA

Papel Descrição

Avaliador Auxilia o cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com