TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo projeto pesquisa

Por:   •  27/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.548 Palavras (23 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇÃO  

O terceiro milênio apresentou-se ao mundo sob o formato de expansão da globalização, de redução das fronteiras intangíveis e de um avanço sem precedentes do capitalismo consumista, impactando os mais diversos segmentos da sociedade, seja sob a forma de exploração econômica – na busca por insumos e matérias-primas – seja por meio da resposta de grupos mais radicais a essas investidas neocolonialistas, promovendo ondas de terrorismo e acentuando as intolerâncias que, invariavelmente, conduzem         às crises e às guerras.  

Essa nova face do cenário internacional, agravada por preconceitos contra minorias étnicas, culturais, de classe e de gênero, tem contribuído para que a Organização das Nações Unidas (ONU) esteja mais presente no panorama mundial, com a finalidade de tentar harmonizar os conflitos e restabelecer a paz.

Nesse contexto, o Brasil, como um dos Estados-Membros fundadores desse organismo internacional, e, seguindo as diretrizes da Política de Defesa Nacional do País (BRASIL, 2005), vem aumentando a participação de seus militares em missões de paz, o que exige uma preparação teórica e prática continuada dos recursos humanos, especialmente, no Centro de Instrução de Operações de Paz (CI Op Paz), orientada pela Divisão de Missões de Paz do Comando de Operações Terrestres (COTer) do Exército Brasileiro.

Além disso, essa situação oferece espaços para as oportunidades de melhoria no preparo e na execução das atividades voltadas para o envio de soldados da paz às regiões conflituosas, sobretudo, num momento histórico em que o mundo está “sendo moral e esteticamente reconciliado com as normas vigentes de um inconsciente cívico” (MCLAREN, 2000, p. 146) a favor de um sistema político e econômico que desconhece qualquer noção de ética, haja vista o terror, o ódio e a ganância espalhados ao redor do planeta.

Sob essa ótica, abre-se espaço para que o campo da liderança opere de modo consistente, sobretudo, quando resgata e evidencia valores que estão soterrados por interesses políticos, econômicos e psicossociais maiores do que as noções de civismo e de cidadania, ou ainda, quando os niilistas fazem de tudo para negar tais valores morais aos grupos sociais.

Ademais, efetivamente, durante o desempenho da missão de Observador Militar das Nações Unidas no Sudão, este pesquisador pôde inferir que o militar brasileiro, participando de missões de paz em ambientes internacionais, desempenha suas funções com bom nível de inserção no campo da liderança, aglutinando pessoas e evidenciando um “jeito brasileiro” de promover a paz, exatamente como também observou Sérgio Aguilar, observador da ONU na guerra civil da antiga Iugoslávia, entre 1995 e 1996. (AGUILAR, 2008).

1.1 O PROBLEMA

É no contexto acima descrito, pois, que emerge a problemática da pesquisa que ora se delineia. Seria essa posição de liderança dos militares atuando em missões de paz favorecida pela formação multiétnica do povo brasileiro?

Sob esse prisma, a pesquisa apresenta relevância, uma vez que o estado da arte revela autores dedicados ao estudo da variável interveniente presente no tema, qual seja, a formação do povo brasileiro. Pode-se citar, dentre outros, Gilberto Freyre (2006), Roberto DaMatta (2004), Bernardo Sorj (2000), Sérgio Buarque de Holanda (1995), Mércio Pereira Gomes (2009), Renato Ortiz (2006), Darcy Ribeiro (1995) e Rita Amaral (2008). Quanto à variável dependente – a liderança – merecem destaque os conteúdos presentes nas Instruções Provisórias do Exército sobre Liderança Militar, IP 20-10 (BRASIL, 1991) e a teoria da Liderança Situacional (HERSEY & BLANCHARD, 1986). Porém, este pesquisador não encontrou nenhum trabalho antecedente versando sobre a outra variável, a independente, que diz respeito à influência positiva do multiculturalismo impactando a formação multiétnica do povo brasileiro – alicerçada na diversidade cultural – diretamente sobre a liderança. Há, porém, a tese de doutorado de Rejane Pinto Costa (2009), focando o multiculturalismo nas missões de paz, o que auxiliará sobremaneira a pesquisa. Foram efetuadas consultas junto aos bancos de dados da Plataforma Lattes, do Portal da CAPES, do sistema integrado de bibliotecas PERGAMUM, do sistema de arquivamento de periódicos acadêmicos JSTOR e das bibliotecas virtuais SciELO, Google Acadêmico e sistema de bibliotecas integradas da Universidade de São Paulo, além de pesquisa junto às bibliotecas físicas da ECEME, da ESG, da UFRJ e da FGV.

         Outrossim, a relação custo/benefício da pesquisa aponta para a importância e aplicabilidade do projeto, posto que, partindo dos estudos sobre a formação cultural do povo brasileiro e impactando-os com o embasamento teórico acerca do conceito de multiculturalismo proposto por Canen (2005) – que tem por cerne “as tensões entre identidades singulares, coletivas e institucionais”, que devem ser “trabalhadas em seus aspectos híbridos e plurais”, valorizando a diversidade cultural e desafiando os preconceitos a essa última afetos – pode-se incrementar o nível de liderança do militar em missões de paz.

Assim, o presente projeto tem por finalidade apresentar, por meio de pesquisa qualitativa (ALVES-MAZZOTII & GEWANDSZNAJDER, 2001), o modo como a formação multiétnica do povo brasileiro, quando impactada pelo multiculturalismo, pode oferecer elementos que favoreçam a liderança do militar atuando em missões de paz, bem como colher reflexões e novas idéias para que se ofereça ao CI Op Paz e ao COTer mais uma estratégia para a preparação contínua de seus recursos humanos – a liderança multicultural.

Ressalte-se que este projeto de pesquisa não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas, sim, de servir de instrumento inicial para sua discussão.

1.2 OBJETIVOS 

1.2.1 Objetivo Geral

- analisar como as características multiétnicas presentes na formação do povo brasileiro podem favorecer a liderança do militar em missões de paz.

1.2.2 Objetivos Específicos

- analisar os valores presentes no ethos do brasileiro (envolvendo aí os matizes morais, o jeito de ser do povo) e sua correlação com a liderança militar em missões de paz;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (242.5 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com