TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Atomicos

Casos: Modelos Atomicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

2.1 Modelos Atômicos

O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química .

O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito : para eles , o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.

Ao desenrolar da história , diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma , dando origem a diversas teorias sobre sua constituição. Surgiram, então, os modelos atômicos.

- O primeiro modelo foi o de John Dalton, em 1803, insinuou uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. A teoria foi baseda em vários experimentos e apontou as seguintes conclusões:

- Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

- Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.

- Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.

- Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.

- Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra, com aparência semelhante a bolinhas de gude.

Algumas teorias ainda são aceitas:

- Os elementos químicos são formados por pequenas partículas denominadas átomos ;

- Os átomos dos elementos permanecem inalterados nas reações químicas, isso explica bem porque a massa é conservada nas reações químicas.

- Os compostos são formados pela ligação dos átomos dos elementos em proporções fixas. Essa é a Lei da composição definida, ela explica porque cada composto é caracterizado por proporções fixas. Cada átomo de um dado elemento presente em um composto tem a mesma massa, sendo assim, a composição deve ser sempre a mesma.

- Thomson (1897) que propunha que o átomo não fosse maciço (como havia afirmado John Dalton), mas sim um fluído com carga positiva (homogêneo e quase esférico) no qual estavam dispersos (de maneira homogênea) os elétrons. Esse modelo atômico ficou conhecido como "pudim de passas" ou "pudim de ameixas".

Após Thomson, em 1911, veio o modelo de Ernest Rutherford, que propôs o modelo de átomo com movimentos planetários, por causa dos elétrons em volta do núcleo, assim como os planetas em volta do Sol. Rutherford e colaboradores (Geiger e Marsden) bombardearam uma lâmina metálica delgada com um feixe de partículas alfa atravessava a lâmina metálica sem sofrer desvio na sua trajetória (para cada 10.000 partículas alfa que atravessam sem desviar, uma era desviada). Para explicar a experiência, Rutherford concluiu que o átomo não era uma bolinha maciça.

Admitiu uma parte central positiva muito pequena mas de grande massa ("o núcleo") e uma parte envolvente negativa e relativamente enorme ("a eletrosfera ou coroa").

- O modelo de Rutherford foi estudado e aperfeiçoado por Niels Bohr, que acabou por demonstrar a natureza das partículas alfa como núcleos de hélio.

Sua teoria consistia que ao girar em torno de um núcleo central, os elétrons deveriam girar em órbitas específicas com níveis energéticos bem definidos.

Que poderia haver a emissão ou absorção de pacotes discretos de energia chamados de quanta ao mudar de órbita.

Realizando estudos nos elementos químicos com mais de dois elétrons, concluiu que se tratava de uma organização bem definida em camadas. Descobriu ainda que as propriedades químicas dos elementos eram determinadas pela camada mais externa.

Essa teoria acabou por se transformar na hipótese proposta por Louis Broglie, onde todo corpúsculo atômico pode comportar-se de duas formas, como onda e como partícula.

- Erwin Schrodinger, Louis Victor de Broglie e Werner Heisenberg, reunindo os conhecimentos de seus predecessores e contemporâneos, acabaram por desenvolver uma nova teoria do modelo atômico.

Caracteristicas do modelo atômico actual:

- Se sabe que os elétrons possuem carga negativa, massa muito pequena e que se movem em órbitas ao redor do núcleo atômico.

- O núcleo atômico é situado no centro do átomo e constituído por prótons que são partículas de carga positiva, cuja massa é aproximadamente 1.837 vezes superior a massa do elétron, e por nêutrons, partículas sem carga e com massa ligeiramente superior à dos prótons.

- O átomo é eletricamente neutro, por possuir números iguais de elétrons e prótons.

- O número de prótons no átomo se chama número atômico, este valor é utilizado para estabelecer o lugar de um determinado elemento na tabela periódica.

- A tabela periódica é uma ordenação sistemática dos elementos químicos conhecidos.

- Cada elemento se carateriza por possuir um número de elétrons que se distribuem nos diferentes níveis de energia do átomo correspondente.

- Os níveis energéticos ou camadas, são denominados pelos símbolos K, L, M, N, O, P e Q.

- O número de massa é equivalente à soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo.

- O átomo pode perder elétrons, carregando-se positivamente, é chamado de íon positivo (cátion).

- Ao receber elétrons, o átomo se torna negativo, sendo chamado íon negativo (ânion).

2.2 Ligações Químicas Existentes

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com