TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modelo atômico

Tese: O modelo atômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Tese  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O modelo atômico do físico dinamarquês Niels Bohr tentava dar continuidade ao trabalho feito por Rutherford. Para explicar os erros do modelo anterior, Bohr sugeriu que o átomo possui energia quantizada. Cada elétron só pode ter determinada quantidade de energia, por isso ele é quantizada.

O modelo de Bohr representa os níveis de energia. Cada elétron possui a sua energia. É comparado às órbitas dos planetas do Sistema Solar, onde cada elétron possui a sua própria órbita e com quantidades de energia já determinadas.

Quando um elétron salta de um nível menor para um nível mais elevado, ele absorve energia e quando ele retorna para um nível menor, o elétron emite uma radiação em forma de luz.

Bohr organizou os elétrons em camadas ou níveis de energia.

Cada camada possui um nome e deve ter um número máximo de elétron.

Existem sete camadas ou níveis de energia ao redor do núcleo: K, L, M, N, O,P,Q, conforme tabela abaixo:

Camada N° Quântico N° máximo de ē

K 1 2

L 2 8

M 3 18

N 4 32

O 5 32

P 6 18

Q 7 2

O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.

O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.

2. OBJETIVO

• Detectar a presença de íons metálicos em função do espectro de emissão típico de cada elemento utilizado;

• Utilizar os conhecimentos de Segurança em Laboratório;

• Conhecer o funcionamento do Bico de Bunsen.

3. MATERIAIS E MÉTODO

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS:

- Fio de níque-crômio;

- Bico de Bunsen;

- Ácido clorídrico;

- NaCl, BaCl2, LiCl, Kcl, CuCl2, SrCl2 e CaCl2.

3.1 MÉTODO UTILIZADO:

• Acender o bico de Bunsen de maneira a produzir uma chama azul;

• O fio foi limpo aquecendo-o ao rubro na chama e, em seguida, mergulhado em uma solução de ácido clorídrico. O procedimento foi repetido várias vezes até que o fio de níquel-crômio não apresentasse coloração nenhuma ao ser exposto a chama;

• Após limpar o fio o mesmo foi mergulhado em um dos sais, e exposto a chama azul.

A formatação de trabalhos acadêmicos é apresentada de maneira uniforme e padronizada. O Trabalho deve ser apresentado em papel branco A4, com fonte Times New Roman ou Arial nos seguintes padrões de tamanhos: 12 para texto, 14 para subtítulos, 16 para títulos e 10 para legendas.

4. RESULTADO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com