TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Atômicos

Monografias: Modelos Atômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

SENAI SC – JARAGUÁ DO SUL

Pesquisa Bibliográfica

Os modelos atômicos ao passar dos anos

Aluna: Camila Theurer e Leticia Strebe

1° ano / 2914

19 de Junho

MODELOS ATÔMICOS

Nem sempre o homem imaginou o átomo como ele se apresenta hoje, foi uma ideia que evoluiu ao longo dos anos, e teve participação de vários cientistas e colaboradores. O modelo atômico é o modelo que se usa para representar o átomo, e cada cientista ao passar do tempo descobriu maneiras de apresenta-lo.

O começo desse pensamento teve inicio com Leucipo (450 a. C.), que mantinha uma linha de pensamento filosófica. Leucipo dizia que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar-se a um limite. E baseado nos pensamentos e ideias desse filósofo foi surgindo os primeiros modelos atômicos:

Modelo Atômico de John Dalton

O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton foi o criador da primeira teoria atômica, na passagem do século XVIII para o século XIX. Ele reforçou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam esferas maciças, partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Cada elemento químico seria constituído por um tipo de átomo igual entre si. Quando combinados os átomos dos vários elementos formariam compostos novos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar, apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por futuros modelos.

Modelo Atômico de Joseph Thomson

Em 1897, Joseph John Thomson formulou a teoria que a matéria, independente de suas propriedades, contém partículas de massa minúsculas. Inicialmente denominou-as de corpúsculos, depois conhecidas como elétrons e acreditava que era impossível auto-dividir as partes. A demonstração se deu ao comprovar a existência daqueles corpúsculos nos raios catódicos disparados na ampola de crookes (um tubo que continha vácuo), depois da passagem da corrente elétrica. Através de suas experiências, Thomson concluiu que a matéria era formada por um modelo atômico diferente do modelo atômico de Dalton: uma esfera de carga positiva continha corpúsculos (elétrons) de carga negativa distribuída uniformemente. Tal modelo ficou conhecido como pudim de passas.

Modelo Atômico de Ernest Rutherford

As bases para o desenvolvimento da física nuclear foram lançadas por Ernest Rutherford com sua teoria sobre a estrutura atômica. O cientista estudou por três anos o comportamento de feixes de partículas, além da emissão de radioatividade pelo elemento Urânio. Uma das experiências realizadas foi a que demonstrava o espalhamento das partículas. Esta foi base do modelo atômico chamado átomo nucleado onde elétrons orbitavam em torno de um núcleo. Rutherford demonstrou que a maior parte do átomo era espaço vazio, estando a carga positiva localizada no núcleo (ponto central do átomo), tendo este a maior parte da massa do átomo. Os elétrons estariam a girar em torno do núcleo.

Modelo Atômico de Niels Böhr

Bohr apresentou alterações ao modelo de Rutherford:

Uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionária, adquire movimento espiralado em direção à carga positiva acabando por colidir com ela.

Uma carga negativa em movimento irradia (perde) energia constantemente, emitindo radiação. Porém, sabe-se que o átomo em seu estado normal não emite radiação.

Bohr conseguiu "solucionar" os equívocos cometidos por Rutherford baseando-se na seguinte ideia: Sua teoria consistia que ao girar em torno de um núcleo central, os elétrons deveriam girar em órbitas específicas com níveis energizados. Realizando estudos nos elementos químicos com mais de dois elétrons, concluiu que se tratava de uma organização bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com