TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Das Teorias Da Administração Tradicional

Pesquisas Acadêmicas: Modelos Das Teorias Da Administração Tradicional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Gestão Pública

Exercício

1- Qual é a composição da administração pública federal brasileira?

• A Administração Pública Federal brasileira é composta pelos três Poderes: Executivo – Legislativo - Judiciário

2- Quais são as característica da gestão participativa?

• As características da gestão participativa em uma abordagem acerca da utilização da Gestão Participativa como uma ferramenta que possibilita ao Gestor, aplicar Recursos, controle de colaboradores, entre outras utilidades dentro da categoria de Modelo de Gestão.

3- Defina os seguintes modelos de administração pública: patrimonialista, burocrática e gerencial.

• O patrimonialista é o em que o soberano é o Estado; basta lembrar a famigerada frase de Luis XIV: “o Estado sou eu”. Não há bens públicos. Tampouco, particulares. Todos os bens são do soberano, do Estado.

• Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.

• A gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países

4- Quais são os serviços considerados serviço de utilidade pública?

• Serviço de utilidade pública é algum tipo de prestação de ajuda a todas as pessoas que eventualmente precisem daquilo naquele momento. Por ex- divulgar campanhas de vacinações, datas para efetuar concursos, locais onde são atendidas pessoas doentes em lugares distantes de centros urbanos e tantos e tantos outros serviços a favor da comunidade.

5- Qual a característica da burocracia Weberiana e suas vantagens?

• Compromisso profissional: administradores ganham salários fixos e não são donos dos negócios; gerente treinado para melhor qualificação e eficiência organizacional. • Registros escritos: continuidade e uniformidade de ação sobre transações da organização. • Impessoalidade: regras e procedimentos aplicados de modo uniforme e imparcial.

• As vantagens da burocracia segundo Max Weber são: Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização, Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres, Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem; assim, as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos, Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la, Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito, Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica, Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece aquilo que é exigido dele e quais são os limites entre suas responsabilidades e as dos outros, Constância nos processos, pois os mesmos tipos de decisões devem ser tomados nas mesmas circunstâncias, Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas, sendo que grande número de casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como o amor, a raiva, preferências pessoais e eliminação da discriminação pessoal;

6- Qual o conceito do tipo ideal de burocracia?

• O tipo ideal de burocracia é uma espécie de fórmula média que as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários: Formalidade - Impessoalidade – Profissionalismo.

7- Quais são os princípios orientadores da gestão pública burocrática?

Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com