TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Pedagógicos Significados e Contextos Q3_4

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

1- Na tendência tecnicista, a escola deve funcionar como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. Significa que, dentro dessa abordagem a escola dessa abordagem, a escola. (Assinale a alternativa que completa de forma correta a colocação feita acima). Interatividade

a) Representa a possibilidade de crescimento pessoal do indivíduo, uma vez que trabalha com a modelação do comportamento;

b) Atua para aperfeiçoar a ordem social vigente e deve articular-se diretamente com o sistema produtivo;

c) Está preocupada com as mudanças sociais da sociedade, preparando o indivíduo para uma atuação crítica;

d) Olha o aprender como um processo pessoal do indivíduo, mas que deve articular-se com pressupostos políticos e comunitários;

e) Considera o ensino como um processo organizado e perfeito, dentro de um conjunto de princípios que se fundamenta na psicologia e na pedagogia não-diretiva

2- Os princípios construtivistas fornecem um conjunto de diretrizes a fim de auxiliar os professores na criação de meios ambientes colaboracionistas direcionados ao ensino, que estimulem e apóiem experiências autênticas, desafiadores e reflexivas. Mas qual o significado de construtivismo?

I. O construtivismo é uma abordagem que pressupõe que o conhecimento é uma construção do aluno mediada pelo professor.

II. O construtivismo admite que o conhecimento é um objeto pronto, algo que pode ser transmitido do professor para o aluno.

III. Para a abordagem construtivista, cada um de nós percebe o mundo de modo diferente, ou seja, a percepção que temos dele é pessoal.

IV. Para os construtivistas, o conhecimento é construído em todo nosso processo de vida. Interatividade Assinale a alternativa correta:

a) Somente as alternativas II e III estão corretas.

b) Somente a alternativa I está correta Somente a alternativa I está correta.

c) Somente a alternativa II está incorreta.

d) Somente as alternativas III e IV estão corretas.

e) Somente a alternativa I está incorreta.

3- Os modelos de descoberta / individualização consistem em propor aos alunos situações que envolvam experiências e observações, para que eles, através da sua própria atividade, formulem conceitos e princípios. Qual a idéia central que atravessa essa proposta?

a) A idéia é que o aluno construa A idéia é que o aluno construa individualmente suas experiências, tomando como referência apenas o trabalho apresentado pelo professor.

b) A idéia é que o grupo descubra os pontos principais do trabalho desenvolvido e o aluno, participante do grupo, manifeste sua opinião como finalização.

c) A idéia é que seja apresentado um relatório final sobre um tema proposto.

d) A idéia é que o aluno seja incentivado a pesquisar colher dados apreciar e ponderar pesquisar, colher dados, apreciar e ponderar com relação ao que encontra.

e) A idéia é que o aluno consulte sempre o professor, e partindo das colocações realizadas por ele, fundamente seu ponto de vista.

4- No entender de Luckesi (2006), enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliação:

a) Vai definir o aproveitamento psicológico dos objetivos alcançados.

b) Vai executar os procedimentos de fixação, Vai executar os procedimentos de fixação, mediante uma investigação metodológica.

c) Vai subsidiar essa construção, uma vez que nos auxilia enquanto instrumento que acompanha o processo de ensino aprendizagem.

d) Vai identificar e definir os procedimentos pedagógicos que orientam o trabalho do aluno.

e) Vai orientar a escola quanto às atividades de aperfeiçoamento de suas atividades burocráticas e administrativas.

• Pergunta 1

A educação primitiva era única, igual para todos. No processo de desenvolvimento e transformação da sociedade humana, qual fato foi também gerador da desigualdade das educações?

a. A passagem do mito para a religião;

b. O domínio do fogo;

c. A divisão social do trabalho;

d. As transformações geológicas do planeta;

e. As grandes migrações do homem.

• Pergunta 2

A pedagogia renovada é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Identifique abaixo, características dessa abordagem:

I. Destaca o princípio da aprendizagem por descoberta e estabelece que a atitude de aprendizagem parte do interesse dos alunos, que aprendem pela experiência.

II. O centro da atividade escolar não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso.

III. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem.

IV. Cabe ao professor organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos, para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

a. I, II, III;

b. II, III, IV;

c. III, IV;

d. II, IV;

e. I, II, III, IV.

• Pergunta 3

Bourdieu e Passeron,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com